Sexta, 10 Setembro 2021 00:04

ACT garante reajuste de 10,42% nos salários e benefícios econômicos de toda categoria petroleira

Aumento automático é fruto da Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2022. Recomposição será paga já na folha de setembro.

No próximo dia 25 todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás receberão os salários reajustados pelo índice de 10,42%, relativo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de agosto, conforme divulgado nesta quinta-feira (9) pelo IBGE.

A reposição automática dos salários é fruto do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022 negociado pela FUP e sindicatos filiados no ano passado. O acordo garantiu 100% do INPC na data-base da categoria (1º de setembro) de 2021.

Os demais benefícios econômicos do ACT também serão reajustados automaticamente pelo INPC, tais como o vale refeição/alimentação, Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR) e benefícios educacionais (auxílio creche/acompanhante, auxílio ensino médio e programa jovem universitário).

Com a revogação da Resolução 23 da CGPAR e o fim das medidas nefastas aplicadas contra os planos de saúde de autogestão das estatais federais, o ACT também garantiu a negociação coletiva da divisão do custeio da AMS. Dessa forma, a paridade 50-50 não será implementada em janeiro de 2022, conforme estabelece a cláusula 31 (Custeio da AMS).

Para o presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, Alexandro Guilherme Jorge, trata-se de uma vitória da luta da categoria petroleira diante de uma conjuntura nacional difícil. “Mesmo com a pandemia e o cenário político e econômico turbulento, a união dos trabalhadores do Sistema Petrobrás e também a força do movimento sindical petroleiro na mesa de negociação garantiram a recomposição integral da inflação nos salários e a manutenção de todos os direitos conquistados ao longo de décadas de luta da categoria petroleira”, comemorou.