Terça, 14 Setembro 2021 18:24

ABCP presta contas da campanha de solidariedade do 7 de setembro

Ação ajudou 1,2 mil famílias da ocupação Nova Esperança, em Campo Magro-PR.

As contribuições da categoria na campanha de arrecadação da Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (ABCP) ajudaram a melhorar as condições das 1200 famílias que vivem na ocupação Nova Esperança, em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba.

São cerca de cinco mil pessoas, sendo 1,6 mil crianças, que lutam por direitos básicos como moradia, trabalho, saúde, comida e renda. Grande parte são migrantes haitianos, além de um menor número de venezuelanos e cubanos.

A União Solidária, frente que congrega associações, sindicatos e movimentos sociais, entre eles a ABCP, resolveu fazer a ação de ajuda humanitária do 7 de Setembro nessa comunidade. O local também recebeu o ato do Grito dos Excluídos, mobilização nacional realizada desde 1995, como um contraponto ao Grito do Ipiranga, que não trouxe a verdadeira independência ao povo brasileiro. O lema permanente é “A vida em primeiro lugar”, bastante atual neste contexto de pandemia da Covid-19, aumento da fome e do desemprego no país.

Com resultado direto da ação de solidariedade, a comunidade Nova Esperança agora conta com uma padaria comunitária. Além disso, houve distribuição de cestas de alimentos, plantio de árvores e o fornecimento de cascos e cinquenta cargas de gás para a padaria, o suficiente para manter a produção até o final do ano.

:: Prestação de Contas
A campanha da ABCP para a ação de 7 de setembro recebeu contribuições de 39 petroleiros e amigos da categoria. O montante arrecadado foi de R$ 7.760,00. As despesas somaram R$ 8.186,24 e ainda havia um déficit em caixa de R$ -714,31 relativo à atividade anterior. Dessa forma, a ABCP acumula um déficit de R$ -1.140,55 nas ações de solidariedade.

O relatório com o balanço detalhado dessa última ação está disponível no link dos anexos abaixo.