Quarta, 15 Setembro 2021 18:27

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Coordenador da FUP ressalta importância da saúde mental no trabalho

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

Neste ano, o tema da campanha Setembro Amarelo é "Agir salva vidas". No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos.

Para ajudar, familiares e amigos devem, sobretudo, se dispor a se aproximar de alguém que demonstra estar sofrendo ou que apresenta mudanças acentuadas e bruscas do comportamento. É preciso estar disposto a ouvir e, se não se sentir capaz de lidar com o problema apresentado, ir junto em busca de quem possa fazê-lo mais adequadamente, como um médico, enfermeiro ou psicólogo.

O coordenador geral Deyvid Bacelar, relembra a importância do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data trás a tona um assunto pouco falado, porém que atinge a maioria dos trabalhadores: a saúde mental.

Se você se encontra em uma situação complicada ou conhece alguém que precise de ajuda, saiba que existe o Centro de Valorização da Vida, no número 188. Você pode ligar 24h de qualquer lugar do país de forma gratuita e conversar com um voluntário.

Saiba mais em https://www.cvv.org.br/ligue-188/

[Imprensa da FUP]