Terça, 05 Outubro 2021 23:44

Conscientização e luta: Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno

Data lembra das inúmeras vítimas da substância cancerígena e homenageia trabalhador da Petrobrás que morreu após exposição ao Benzeno.

Criado em homenagem a um técnico de operações da Petrobrás, que faleceu em 5 de outubro de 2004, de leucemia mieloide aguda, causada pela exposição ao Benzeno, o Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno lembra das inúmeras vítimas desta substância tóxica.

O petroleiro Roberto Viegas Kapra, trabalhou por 11 anos na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). O trabalhador de apenas 36 anos, faleceu 22 dias após os primeiros sintomas da doença.

O diretor de SMS do Sindipetro PR e SC, Luciano Zanetti destaca a importância do Acordo Nacional do Benzeno assinado em 1995. “Foi feito de muita luta, suor, sangue e choro. Foi preciso termos uma epidemia de benzenismo, que vitimou milhares de trabalhadores”. Ele explicou que este acordo criou a Comissão Nacional Permanente do Benzeno composta por bancadas do governo, dos empresários e dos trabalhadores. O grupo debatia as políticas de prevenção a exposição, estudos, novas tecnologia e a legislação. O objetivo era a melhoria contínua, sempre primando pelo consenso entre às partes, mas de acordo com o sindicalista o atual governo genocida acabou com a Comissão em 2019.

O Benzeno é comprovadamente cancerígeno e não existe limite seguro para a exposição a substancia. Qualquer nível de exposição, mesmo que pequena, aumenta o risco de adoecimento. “Para o movimento sindical qualquer percentual do Benzeno nas correntes líquidas traz sério risco a saúde dos trabalhadores, porque não existem dentro das instalações da PETROBRÁS equipamentos, conexões, sistemas que sejam a prova de vazamentos”, alertou o diretor do Sindipetro.

Zantetti considera a participação do trabalhador e o Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno dentro da CIPA uma grande conquista garantida pelo Capítulo V do Acordo. “Nestes 26 anos do Acordo Nacional do Benzeno, a maior conquista foi o Capítulo V que trata da participação dos trabalhadores e a criação do GTB Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno dentro da CIPA. São estes trabalhadores que fiscalizam os acordos que a empresa fez com os órgãos de fiscalização. Também propõe ações para diminuição dos riscos de exposição ao Benzeno. Por isso convoco os trabalhadores, principalmente aqueles com risco de exposição ao Benzeno, a se inscreverem para disputar uma das vagas na eleição da CIPA que foram prorrogadas”, informou. As inscrições para eleições da CIPA da Repar terminam nesta quarta-feira (06 de outubro).

[Com informações: Sindipetro NF, Sindipetro Unificado SP FUP e da CNPBz]

[Charge: Bira – Reprodução do site FUP]