Quarta, 06 Outubro 2021 19:53

Deputados de SC aprovam moção de repúdio à Petrobras após alta do preço do diesel

Moção foi aprovada por unanimidade na ALESC (Assembleia Legislativa de SC), parlamentares criticam a política de preço da Petrobras e defendem que estatal deve servir ao interesse do povo brasileiro.

Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram uma moção de repúdio ao presidente da Petrobras, o general Joaquim Luna e Silva. A manifestação é contra o aumento de 8,89% no preço do diesel, anunciado na semana passada. O texto foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (06) e debatido por vários parlamentares.

Alinhado à política econômica do governo Bolsonaro, Luna e Silva declarou que a chance da estatal segurar o preço dos combustíveis é “nenhuma”. O general reafirmou o PPI como a política de preços da Petrobras, que favorece os acionistas estrangeiros e reajusta em dólar o preço da gasolina, diesel, etanol e gás de cozinha no Brasil.

O autor da moção é o deputado Marcius Machado (PL) ele considerou o aumento de 8,89% no do diesel um golpe contra a nação e criticou a política do preço do barril do petróleo indexado ao dólar.

Valdir Cobalchini (MDB) lembrou que a Petrobrás é uma empresa pública “cujos resultados também têm que ser revertidos para quem é dono, que é o povo brasileiro”. O parlamentar considerou perversa a política de preços da empresa.

O deputado Fabiano da Luz (PT) criticou a política privatista do governo Bolsonaro e disse que ela influência diretamente na alta dos combustíveis. “Antes, refinávamos o combustível e a Petrobras regulava o lucro. Hoje, ela manda petróleo bruto, compra combustível em dólar e os acionistas não querem saber se está caro ou barato, eles querem os lucros.”

A deputada Ana Campagnolo (PSL) chegou a defender que Bolsonaro copie a política de preços para os combustíveis do governo Dilma. “O presidente Bolsonaro tem duas opções: ou ele copia a política do PT e deixa a população um pouco mais satisfeita, ou vai ter que lidar com as consequências.”

O Sindipetro PR e SC apoia a moção aprovada pelos parlamentares e defende a Petrobrás para os brasileiros, atendendo aos interesses da nação.

#FimDoPPI

[Com informações e imagem: Agência ALESC]