Sexta, 03 Dezembro 2021 00:07

Deputado Aliel questiona Paulo Guedes sobre a venda SIX

Os dirigentes do sindicato foram até a Câmara dos Deputados para articular a defesa da Unidade do Xisto. O primeiro fruto da viagem, é o requerimento enviado pelo deputado Aliel Machado, com questionamentos ao ministro da economia.

O presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, e os diretores do sindicato Mario Dal Zot e Antonio Carlos da Silva, se reuniram com deputado federal Aliel Machado (PSB). O objetivo do encontro foi debater a venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX).

Aliel é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e apresentou uma série de preocupações com a área de pesquisa da SIX. Após a conversa com os diretores do sindicato, o parlamentar enviou um requerimento com questionamentos ao ministro da economia, Paulo Guedes.

O deputado justificou que na Unidade há um parque tecnológico em funcionamento. O espaço que é considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo em número de plantas piloto. O local opera como um centro avançado para pesquisas de diversos processos industriais.

No documento, Aliel pergunta se houve avaliação ou algum tipo de estudo realizado pelo Ministério da Economia e/ou pela Petrobrás sobre o impacto na economia do Paraná e da região de São Mateus do Sul com a venda do Parque Tecnológico presente na SIX. O deputado também questionou sobre os efeitos no abastecimento de energia não renovável no país, e se há avaliação ante os efeitos que serão causados na Ciência e Tecnologia no país.

O sindicato continua as articulações com os parlamentares e lideranças políticas em busca de apoio para evitar a entrega da SIX. O Sindipetro PR e SC ressalta a importância da Petrobrás como empresa estatal, com o objetivo de garantir o abastecimento nacional a preços acessíveis, suscitando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Brasil.

BAIXE EM ANEXO O REQUERIMENTO DE AUTORIA DO DEPUTADO ALIEL MACHADO

Última modificação em Sexta, 03 Dezembro 2021 00:48