Quarta, 29 Dezembro 2021 20:59

Solidariedade petroleira proporcionou doações de centenas de cargas de gás e cestas de alimentos em 2021

Campanhas de arrecadação da ABCP garantiram ajuda humanitária a famílias em situação de vulnerabilidade social.

2021 chega ao fim e um dos motivos para celebrar é que a solidariedade pulsou nos corações das petroleiras e petroleiros ao longo do ano todo. Graças às doações da categoria, feitas através das campanhas de arrecadação da Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (ABCP), muitas famílias de baixa renda e em situação de insegurança alimentar receberam cargas de gás e cestas básicas. Uma importante ajuda, ainda mais neste cenário de pandemia do coronavírus.

Com a parceria com outras entidades na iniciativa batizada de União Solidária, como o MST e pastorais sociais, por exemplo, as contribuições monetárias dos(as) petroleiros(as) em 2021 se transformaram em 650 cargas de gás e 1600 cestas básicas e de alimentos agroecológicos. Todos os itens foram distribuídos em comunidades carentes de Curitiba e Região Metropolitana.

Para além das doações, voluntários da União Solidária, inclusive petroleiros(as), participaram de atividades de ajuda humanitária que construíram cozinhas, hortas, agroflorestas, panificadoras, salas de aula e outros espaços comunitários em associações de moradores de áreas de ocupação.

Somam-se ainda às ações solidárias os plantios e colheitas coletivas que garantiram alimentos para a campanha “Marmitas da Terra”, que distribuiu dezenas de milhares de refeições a pessoas em situação de rua ou necessitados em Curitiba e Região.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, as atividades da União Solidária resultaram nas doações de 4,5 mil cestas básicas e 2,2 mil cargas de gás.

Todo esse esforço é fruto de muito trabalho da classe trabalhadora para construir um projeto de sociedade que rompa com as estruturas que causam as desigualdades, a fome, o desemprego e a exclusão.

O desejo para 2022 é de um ano mais justo e ainda mais solidário. A ABCP agradece imensamente a todos que participaram das campanhas de arrecadação e acreditaram que outro mundo é possível.

A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”. (Franz Kafka)