Segunda, 24 Janeiro 2022 21:27

Eleição para o CA da Petrobras: Empresa altera regras do CAEL para esvaziar participação dos trabalhadores

Gestores estão tentando dificultar a votação, principalmente para os trabalhadores de turno, ao bloquear o acesso ao CAEL pela internet, impedindo a participação dos empregados que estão de folga

Começou no sábado, 22, o primeiro turno da eleição para a representação dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras. A atual conselheira eleita, Rosangela Buzanelli (1000), disputa a reeleição com o apoio da FUP e dos sindicatos de petroleiros, da Aepet (Associação dos Engenheiros da Petrobras), da Anapetro (Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras) e da FNP.

A FUP reforça o chamado para que a categoria participe desta importante eleição, votando e fazendo campanha para que possamos reeleger Rosangela para o principal fórum de decisão da Petrobrás. As entidades sindicais alertam os trabalhadores para que não se deixem intimidar pelas manobras que a gestão da empresa está fazendo na tentativa de bloquear o acesso dos empregados de turno ao CAEL, a plataforma de votação eletrônica. Veja no final do texto como votar.

Embora o edital da eleição informe que o processo de votação será feito como em 2020, pela internet, a Petrobrás não está disponibilizando o acesso à plataforma CAEL pela rede externa, impondo a votação somente pela intranet. Essa manobra da gestão é uma forma de tentar impedir a participação dos trabalhadores, principalmente, os de áreas operacionais, que atuam nas plataformas e refinarias, que estão impossibilitados de acessar o CAEL se estiverem de folga.

O processo eleitoral já está sendo impactado pelo fato do primeiro turno da eleição ocorrer em janeiro, principal período de férias dos trabalhadores, o que esvazia a participação da categoria. Ao impedir o voto pela internet, a gestão da Petrobras exclui do processo os petroleiros e petroleiras offshore que estão de folga no período da votação. Não por acaso, esta é uma das principais bases eleitorais da atual conselheira Rosângela Buzanelli (1000), que está disputando a reeleição, com o apoio dos sindicatos.

“Diferentemente de todas as eleições anteriores, quando os trabalhadores podiam acessar o CAEL de fora do ambiente de trabalho, entrando com login e senha da extranet, desta vez, a votação só está ocorrendo pela intranet. Isto, sem dúvida, é uma manobra da empresa para favorecer as chapas apoiadas pela gestão e tentar impedir que a nossa candidata, Rosangela, vença no primeiro turno, como aconteceu em 2020”, denuncia o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar.

A Federação já cobrou da empresa o acesso ao CAEL pela internet, como está previsto no edital da eleição, e ingressou com ação na Justiça para garantir que os trabalhadores possam votar, acessando a plataforma com login e senha extranet, como sempre ocorreu ao longo de todas as eleições para CA da Petrobras e como está previsto no próprio edital divulgado pela empresa.

Saiba como votar

Para votar, é preciso acessar o link interno de votação, pelo computador ou celular. Lembrando que é necessário possuir o Microsof Authenticator ou acesso remoto. Em caso de dificuldade, o usuário pode entrar em contato pelo telefone 0800 881 0881.

Após acessar a plataforma, digite 1000.

Lembre-se conferir o nome da representante Rosângela Buzanelli e clicar em confirma.

[Da imprensa da FUP]