Quinta, 05 Maio 2022 23:12

Saúde mental: mulher, mãe e trabalhadora

No mês das mães, o Sindipetro PR e SC destaca a importância de fomentar o debate em torno da saúde mental materna.

A mulher trabalhadora é uma realidade no mundo contemporâneo. Hoje, ela é protagonista no equilíbrio econômico da sua família e junto com esta responsabilidade muitas ainda encaram o desafio de ser mãe trabalhadora.

Um lugar onde os sentimentos de proporcionar melhores condições financeiras se conflitam com a necessidade instintiva de estar junto aos seus filhos, participando ativamente do seu desenvolvimento.

A dificuldade de manter o equilíbrio diante de demandas tão divergentes é grande, são muitas as cobranças. Como se isso não bastasse, a mulher enfrenta ainda o desafio de compartilhar ambientes ocupacionais predominantemente masculinos, em instituições que ainda estão em processo de construção sobre os direitos das trabalhadoras.

Questões importantes como espaço para amamentação, horários diferenciados, remanejamento de locais de trabalho insalubres para gestantes e lactantes são tratados como um privilégio e isso pesa negativamente na ascensão profissional desta trabalhadora, além de impactar a sua saúde mental.

Ser mãe e trabalhadora é exaustivo, e abandonar o posto trabalho, na maioria das vezes, não é uma opção. Todo esse contexto, associado a questões hormonais e tripla jornada, podem gerar sentimento de culpa e autorreprovação.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a depressão pós-parto acomete 25% das puérperas no Brasil. Cabe a todos debater sobre o real acolhimento das trabalhadoras mães em suas ocupações, para que nenhuma sinta-se sozinha.

Pesquisa e sorteio para mães petroleiras

Nesta sexta-feira (06), o Sindicato irá disponibilizar uma pesquisa direcionada às mães petroleiras. Participe e concorra a camisetas da
Mama Bird Brasil.