Quinta, 12 Maio 2022 12:27

Plenária Nacional da FUP começa nesta quinta, com debates ao vivo pela internet

A 10ª Plenária Nacional da FUP (Plenafup) será realizada em modo virtual, de quinta a sábado, e acontece em um momento decisivo para o Brasil, onde a Petrobrás é peça chave no debate nacional

De quinta (12) a sábado (14), as delegações de petroleiras e petroleiros dos sindicatos da FUP participam de debates e grupos de trabalho que irão definir as estratégias da categoria para as campanhas reivindicatórias do setor de óleo de gás e para fortalecer a luta pela reconstrução do Sistema Petrobrás e o resgate da soberania nacional. Barrar as privatizações, mudar a política abusiva de preços dos combustíveis e fortalecer a estatal para que possa alavancar novamente a indústria nacional são reivindicações urgentes que estão na ordem do dia não só da categoria petroleira, como de todos os trabalhadores brasileiros.

Essa será a principal temática da 10ª Plenária Nacional da FUP (Plenafup), que acontece em um momento decisivo para o Brasil, onde a Petrobrás é peça chave no debate nacional. O discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último sábado (07), durante o lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República, enfatizou a importância que a Petrobrás e a soberania nacional terão em sua campanha e, consequentemente, em seu governo, caso seja eleito.

Com o tema “Basta de retrocesso: Pela reconstrução do Brasil”, a 10ª Plenafup fará um amplo diálogo com os petroleiros e petroleiras sobre o engajamento nas eleições deste ano, que serão determinantes para o povo brasileiro e o futuro da Petrobrás. A categoria discutirá propostas para a gestão estratégica da estatal e do Pré-Sal no projeto popular e democrático de soberania energética.

A 10ª Plenafup também irá deliberar sobre as pautas das campanhas reivindicatórias do Sistema Petrobrás e das empresas do setor privado. Os trabalhadores discutirão propostas para resolver os principais entraves do Acordo Coletivo, como teletrabalho, HETT, banco de horas, fórum de efetivo, tabelas de turno e AMS. Também serão discutidas questões relacionadas à Petros, à saúde e segurança e organização dos trabalhadores, como campanhas de sindicalização e fortalecimento do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras.

SERVIÇO:

10ª Plenafup

Quando: de 12 a 14 de maio

Como acompanhar ao vivo: pelos canais da FUP no Youtube e no Facebook –  @FUPBRASIL

Como participar dos debates: pela plataforma de videoconferência Zoom, cujo link será informado aos petroleiros inscritos na Plenafup (delegações eleitas nos congressos regionais)

PROGRAMAÇÃO

12 de maio – quinta-feira

14h (videoconferência) ⇓ ⇓ ⇓

Eleição da Mesa Diretora, leitura e aprovação do Regimento Interno

16h (transmissão pelas redes da FUP e sindicatos) ⇓ ⇓ ⇓

Solenidade de abertura

Convidados: Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP; Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT; Adilson Araújo, presidente nacional da CTB; Geralcino Teixeira, presidente da CNQ; Lucineide Varjão, vice-presidente da IndustriALL Global

17h às 19h –(transmissão pelas redes da FUP e sindicatos) ⇓ ⇓ ⇓

Mesa 1: Reconstrução e transformação do Brasil: Do que estamos falando?

Convidados: Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT; Orlando Silva, deputado federal do PCdoB; Leonardo Péricles, presidente nacional da UP; Valério Arcary, da Coordenação Nacional do PSOL

Mediação: Tezeu Bezerra (Sindipetro NF) e Fátima Viana (Sindipetro RN)

13 de maio – sexta-feira

10h às 12h  (transmissão pelas redes da FUP e sindicatos) ⇓ ⇓ ⇓