Quinta, 12 Maio 2022 15:12

Acompanhe ao vivo a abertura da 10ª Plenafup nesta quinta, a partir das 16h

Na tarde desta quinta-feira,12, tem início a 10ª Plenária Nacional da FUP (Plenafup), que reunirá de forma virtual mais de 200 petroleiras e petroleiros eleitos nos congressos regionais dos sindicatos filiados, além de convidados que participarão das mesas de debates. A Plenafup, que prossegue até sábado, 14, acontece em um momento decisivo para o Brasil, em que a Petrobrás é peça chave no debate nacional.

O tema do evento, “Basta de retrocesso: Pela reconstrução do Brasil”, propõe um diálogo da categoria em torno da questão que é central para os trabalhadores: a defesa de um projeto popular e democrático de soberania energética, com a retomada da função social da Petrobrás e seu fortalecimento como empresa pública.

Os trabalhos da 10ª Plenafup começam às 14h, com a eleição da Mesa Diretora, leitura e aprovação do Regimento Interno da Plenária e uma exposição das forças políticas que integram a FUP. Essa atividade será realizada em sala de videoconferência restrita às delegações e assessorias.

solenidade de abertura, que começa às 16h, será transmitida ao vivo pelos canais da FUP no Youtube e Facebook (veja o link direto no final da matéria).  O coordenador geral da Federação, Deyvid Bacelar, receberá os principais dirigentes sindicais brasileiros para uma saudação aos petroleiros e petroleiras: Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT; Adilson Araújo, presidente nacional da CTB; Geralcino Teixeira, presidente da CNQ; e Lucineide Varjão, vice-presidente da IndustriALL Global.

Na sequência, às 17h, será realizado o primeiro debate da Plenafup, também com transmissão ao vivo pelas redes da FUP, com participação da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann; do deputado federal Orlando Silva, do PCdoB; do presidente nacional da UP, Leonardo Péricles; e  de Valério Arcary, da Coordenação Nacional do PSOL. Com o tema “Reconstrução e transformação do Brasil: Do que estamos falando?”, a mesa contará com a mediação dos petroleiros Tezeu Bezerra (Sindipetro NF) e Fátima Viana, a Fafá (Sindipetro RN).

Acesse aqui a programação completa da 10ª Plenafup

[Da imprensa da FUP]