Terça, 14 Junho 2022 00:05

Trabalhadores da Impaktus/Repar decidem suspender greve e aguardar as negociações

Mediação junto ao MPT fez avançar as tratativas em torno da pauta de reivindicações.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina realizou assembleia geral extraordinária nesta segunda-feira (13) com os trabalhadores e trabalhadoras da Impaktus que prestam serviços na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.

A atividade teve o objetivo de comunicar aos empregados sobre o resultado da audiência de mediação que ocorreu no Ministério Público do Trabalho (MPT) na semana passada e deliberar sobre o indicativo de greve para esta semana, aprovado em assembleia anterior.

Os dirigentes sindicais explicaram que na mediação foi acordado que a empresa disponibilizasse o contrato com a Petrobrás e suas planilhas de custo para análise do Sindicato, uma vez que a Impaktus alega que não tem margem financeira para atender às reivindicações propostas pelos trabalhadores.

Na audiência também ficou estabelecido que nenhum trabalhador será demitido durante o período de negociações e que a Petrobrás será notificada para apresentar a possibilidade de melhorias no contrato.

Diante dos fatos expostos, os funcionários da Impaktus decidiram suspender a greve e aguardar o andamento das negociações.  “Estamos com uma expectativa muito boa, que é de avanço na mesa com a negociação e a mediação do MPT. Esperamos conquistar um acordo coletivo que atenda os anseios dos trabalhadores por melhores condições de trabalho”, disse Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindipetro PR e SC.

A avaliação de Alexandro é que o Sindicato tem progredido no objetivo de representar também os trabalhadores do setor privado. “As tratativas com a Impaktus representam mais um avanço no sentido da representação do setor privado. Seguimos negociando com outras empresas que atuam tanto na Repar, como na SIX e também na Transpetro. A missão é conquistar melhores condições para esses empregados que desempenham um trabalho importante para a Petrobrás através das prestadoras de serviços”, concluiu.