Quinta, 28 Julho 2022 18:12

Sindicato avança nas negociações do ACT com a Perbrás e aguarda empresa enviar contraproposta oficial

O empregador ofereceu em mesa apenas 7% no piso salarial e 7% nas demais cláusulas econômicas. Disse também que atualmente não consegue pagar o piso regional para os trabalhadores

O Sindipetro PR e SC se reuniu nesta quarta-feira (27) com a Perbrás Empresa Brasileira de Perfurações LTDA para negociar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT-2022/23). A firma presta serviços operacionais e administrativos na Transpetro – Terminal Paranaguá (TEPAR).

Participaram do encontro o representante da Perbrás, Cleiton Garcia de Oliveira; o presidente do Sindipetro, Alexandro Guilherme Jorge; o diretor do Sindicato, Luciano Zanetti; o assessor sindical, Paulo Antunes; e o assessor jurídico do Sindipetro PR e SC, Michael Conradt.

Durante a negociação, o representante da empresa comunicou que neste momento não é possível pagar o INPC acumulado dos últimos 12 meses. A Perbrás ofereceu em mesa, um reajuste de apenas 7% no piso salarial e 7% nas demais cláusulas econômicas. O empregador também informou que não consegue pagar o piso regional para os trabalhadores, e alegou que os mesmos ganham o salário mínimo nacional.

O Sindipetro PR e SC solicitou que a Perbrás envie de forma oficial a contraproposta, ressaltou o descontentamento da categoria com a demora na negociação e cobrou mais agilidade nas tratativas do ACT, já que o processo se arrasta desde novembro de 2021. O Sindicato informa que continuará a mobilização da categoria e que assim que receber a proposta levará para avaliação dos trabalhadores e trabalhadoras.