Sexta, 29 Julho 2022 20:47

Petroleiros do Paraná e Santa Catarina aprovam mobilizações durante negociações do ACT

Assembleias foram concluídas nesta sexta (29) e deliberaram por mais pressão em cima da gestão da Petrobrás.

Davi Macedo - Sindipetro PR e SC

As mobilizações durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Sistema Petrobrás, com calendário a ser definido pela FUP e sindicatos filiados, serão intensificadas. Essa foi a principal deliberação da rodada de assembleias que o Sindipetro Paraná e Santa Catarina promoveu entre quinta e sexta-feira (28 e 29/07).

A aprovação das mobilizações foi amplamente acatada pelas petroleiras e petroleiros que participaram das sessões de assembleia. Não foram registrados votos contrários.

Para o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, o resultado expressa o descontentamento da categoria. “Nem poderia ser diferente (o resultado) diante das propostas ridículas que a gestão da Petrobrás apresentou para o ACT até agora. A situação ainda é muito pior porque ocorre ao mesmo tempo que eles propõem o maior pagamento de dividendos aos acionistas da história da Companhia”, afirmou.

Ainda de acordo com Alexandro, essa postura da empresa deixa claro o desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras da estatal. “Estamos aprovando mobilizações e não iremos aceitar nada menos do que nos é de direito, nada menos do que quem produz toda essa riqueza deveria estar recebendo se tivéssemos uma gestão minimamente séria e que tratasse os trabalhadores com algum respeito”, protestou.

O repúdio e denúncia contra os ataques à autonomia e liberdade sindical por parte da gestão da empresa e a aprovação de manifesto em defesa da democracia e do respeito aos resultados das eleições 2022, que faziam parte dos pontos de pauta das assembleias, também foram aprovados por ampla maioria de votos, sem registro de qualquer voto contrário.