9º Congresso Unificado de Petroleiros e Petroquímicos do PR e SC será nos dias 8 e 9 de abril

Categoria é convocada a participar das assembleias de eleição de delegados ao Congresso, evento que construirá a pauta de reivindicações a ser encaminhada à X PLENAFUP.

 

 

Com o tema “Basta de retrocessos: pela reconstrução do Brasil”, o 9º Congresso Unificado de Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina está marcado para os dias 8 e 9 de abril. O evento acontecerá de modo virtual, através de videoconferência na plataforma Zoom.  

 

A cerimônia de abertura ocorre às 18h do dia 8 (sexta), com a participação de autoridades políticas, representantes de movimentos sociais, centrais sindicais e instituições parceiras. Essa parte da programação será transmitida pelas redes sociais do Sindipetro PR e SC (YouTube, Facebook e Twitter).

 

Os trabalhos do Congresso, no entanto, começam às 14h da sexta-feira, com as mesas de debate. Especialistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) e do departamento jurídico do Sindicato debaterão os cenários conjunturais das respectivas áreas. As mesas também serão exibidas nas redes sociais.

 

A programação para o sábado (9) é de intensas atividades. O dia começa com o credenciamento dos delegados e delegadas, eleição da mesa coordenadora do Congresso e aprovação do regimento interno. Em seguida, os participantes serão divididos em cinco grupos de trabalho que irão discutir e elaborar propostas sobre os temas Petros e AMS; pautas econômicas da categoria; teletrabalho e fiscalização de contratos; privatizações, relações sindicais e setor privado; e assuntos corporativos (horas extras de troca de turno – HETT, tabela de turno, efetivo, banco de horas e outros).

 

A tarde do sábado, último período do Congresso, contará com a plenária final, na qual serão apresentadas e votadas as proposições dos grupos de trabalho. O resultado dessa etapa é a formulação das pautas de reivindicações do Sindipetro PR e SC e do Sindiquímica Paraná, a serem encaminhadas à X Plenária Nacional da FUP (PLENAFUP). A aprovação das moções, bandeiras de lutas e a eleição da delegação para a PLENAFUP concluirão as atividades do 9º Congresso Regional.  

 

É importante que os petroleiros e petroleiras participem da assembleia de eleição dos participantes ao Congresso e se engajem nesse processo de debate sobre os rumos da luta da categoria, sobretudo nesse momento de ataques e tentativas de destruição dos direitos conquistados ao longo de décadas de batalhas travadas pela classe.  

 

Eleição dos delegados do Congresso

Para eleger a delegação dos petroleiros e petroleiras ao 9º Congresso Unificado (18º Congresso Regional do Sindipetro PR e SC), o Sindicato convocou assembleia em sessão única no dia 04 de abril, às 16h00, em formato virtual (videoconferência na plataforma Zoom), para a maioria das bases de representação, com exceção da SIX, onde as assembleias estão sendo presenciais.

 

Os critérios de proporcionalidade e representatividade de associados para a eleição podem ser conferidos no edital de convocação da assembleia, disponível no link dos anexos abaixo.

 

 

Edital de Convocação de Assembleia – Eleição de Delegados ao 9º Congresso Regional