Parlamentares catarinenses declaram apoio à pauta petroleira

Comitiva petroleira conquistou a cooperação de deputados e deputadas trabalhistas de Santa Catarina nas lutas contra as privatizações na Petrobrás e por preços justos para os combustíveis no Brasil.

Davi Macedo – Sindipetro PR e SC

Um grupo de petroleiros esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na última quarta-feira (09) para participar de uma série de reuniões com parlamentares do campo trabalhista e progressista, além de prestigiarem a posse do deputado Pedro Celso Zuchi (PT), que é petroleiro aposentado e ex-prefeito da cidade de Gaspar.

Os encontros foram positivos no sentido de angariar apoios às lutas da categoria contra as privatizações no Sistema Petrobrás e pela permanência da estatal na Região Sul do país, por mudanças na política de preços dos combustíveis no país, com valores praticados a partir do custo de produção nacional, e não com base nas cotações do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional, como faz hoje o governo federal, entre outros temas.

O líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Alesc, deputado Fabiano da Luz, se mostrou alinhado com as pautas da categoria. “A nossa luta é pela diminuição do valor estratosférico dos combustíveis, contra a dolarização do gás de cozinha e da gasolina e em defesa da Petrobras pública com foco na melhoria dos serviços para a população é permanente para estabelecer uma política de preço coerente e justa para todos”, defendeu.

A Comitiva Petroleira distribuiu entre os deputados e deputadas trabalhistas o jaleco laranja, símbolo da luta e resistência da categoria petroleira. “A Petrobrás é do povo, é do Brasil! Com muita honra recebi esse jaleco que carrega uma marca muito forte, que a gente espera recuperar nas eleições. Estamos com o Sindipetro e os trabalhadores na defesa da Petrobrás e da soberania nacional”, afirmou a deputada Luciane Carminatti (PT).

Já o deputado Pedro Celso Zuchi demonstrou apreço pela visita da Comitiva Petroleira durante a sua cerimônia de posse. “Agradeço a presença dos meus amigos petroleiros, categoria que tive a honra de fazer parte até a minha aposentadoria. Parabéns companheiros pela luta em defesa da maior empresa brasileira e da soberania nacional, a qual garantiu para o Brasil a autossuficiência na produção de petróleo e derivados. Estamos juntos”, comemorou.

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) foi outro parlamentar que recebeu os petroleiros e declarou apoio à pauta de luta da categoria.

A Comitiva conquistou o compromisso de todos os deputadas e deputadas com os quais se encontrou no sentido de fortalecer o debate na Alesc sobre a necessidade de mudança na política de preços dos combustíveis, bem como de fortalecer a luta contra as privatizações na Petrobrás.

Emoção no encontro da velha guarda petroleira

Uma agradável surpresa marcou a mobilização da Comitiva Petroleira na Alesc. O dirigente sindical aposentado Luiz Américo Delphim se encontrou com o deputado Pedro Celso Zuchi. Ambos participaram da primeira turma de petroleiros do Terminal Transpetro de Paranaguá (Tepar). O momento foi marcado por emoção e boas lembranças sobre o trabalho e a luta da categoria na unidade.

Boas impressões

O dirigente sindical e operador do Terminal Transpetro de São Francisco do Sul (Tefran) Jean Carlo de Souza Penha participou da Comitiva na Assembleia e relatou boas impressões. “O que mais me chamou a atenção na Alesc foi o calor humano que nós recebemos dos deputados do campo progressista. Foi uma recepetividade calorosa. Deu para perceber que eles sabem a importância da categoria para o Brasil. Chegou a ser curioso, porque a frieza é uma característica da classe política e o que vimos foi justamente o contrário. Nós paramos a Alesc, todos vinham falar com a gente. Fomos muito bem recebidos”.

Ainda de acordo com Jean, outro fato relevante foi “ver um petroleiro, colega que trabalhou no Tepar, chegar a deputado estadual em Santa Catarina. É muito bom ver gente como a gente ascendendo e ocupando cargos importantes. Quem dera pudéssemos ter mais petroleiros e petroleiras em posições de poder. Vamos trabalhar para conseguir colocar pessoas que defendam a Petrobrás pública e estatal no poder, pois é o único jeito de termos combustíveis com preços justos à população e garantir a soberania energética nacional”, afirmou.