Petroleiros do PR e SC dizem não à contraproposta de ACT da Petrobrás

Categoria aprovou todos os indicativos da FUP; empresa concordou em se reunir com as representações sindicais na segunda-feira (05).

A sessão das 18h desta quinta-feira (01) com os aposentados e pensionistas, na Sede do Sindicato, encerrou a rodada de 19 assembleias nas bases do Sistema Petrobrás do Paraná e Santa Catarina que decidiu rejeitar, por 98% dos votos, a terceira contraproposta apresentada pela Petrobrás e subsidiárias para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O segundo ponto de pauta, acerca da intensificação das mobilizações nas bases, foi aprovado por 97% dos petroleiros e petroleiras que participaram das assembleias. Já o terceiro item em debate, sobre referendar a cobrança de prorrogação do ACT até o fim das negociações, com garantia da data-base, foi aprovado por 100% dos votos válidos.

Por fim, o quarto ponto em debate, que autoriza a FUP a retomar as negociações, priorizando seis pontos que atacam diretamente o ACT, também teve aprovação absoluta.

O resultado das assembleias expressa a insatisfação da categoria com as ameaças de retirada de direitos e a vontade coletiva de que o impasse seja resolvido na mesa de negociação.

:: Pressão já surte efeito

As assembleias em todo o país ainda nem estão concluídas, mas a pressão da categoria contra os ataques da gestão da Petrobrás ao ACT já causou efeitos. Na quinta-feira (01) o RH da empresa respondeu ao pedido da FUP concordando em reunir-se com as organizações sindicais na segunda-feira (05). A sinalização é reflexo da unidade da categoria, que resiste às chantagens dos gestores de retirar direitos e tentar fragilizar os trabalhadores com Acordos Individuais de Trabalho (AIT).