1° de Dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS

Conheça a Prevenção Combinada, o principal método na luta contra o HIV.

No dia 1° de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS. A data surgiu em meio ao auge da pandemia do HIV, em 1987, com o respaldo da ONU e da OMS para promover campanhas de combate à doença. Embora os índices de morte em decorrência da AIDS tenham reduzido significativamente ao longo dos últimos 37 anos, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), ainda existem aproximadamente um milhão de pessoas vivendo com o HIV no Brasil.

 

Dados do boletim epidemiológico brasileiro sobre HIV/AIDS de 2022, divulgados nesta quinta-feira (30), revelam uma situação preocupante: cerca de 190 mil pessoas no país têm conhecimento de serem portadoras do vírus HIV, porém ainda não deram início ao tratamento. Esse número corresponde a 19% da população diagnosticada com a doença.

 

Estima-se ainda que 100 mil infectados desconhecem o seu diagnóstico. Em 2022, mais de 43 mil novos casos de infecção pelo HIV foram notificados. Em relação à AIDS, estágio mais avançado do HIV, houve o registro de 36.753 notificações e 10.994 óbitos.

 

O HIV ainda é uma infecção viral sem cura, por isso prevenir a contaminação continua sendo o melhor remédio. De acordo com o MS, a melhor técnica para evitar a Aids / HIV é a Prevenção Combinada, que une estratégias comportamentais, estruturais e biomédicas no combate ao vírus.

 

Entre as estratégias comportamentais, estão a participação em programas de educação sobre saúde sexual e HIV; testagem regular do HIV para identificar precocemente a infecção e receber tratamento adequado, o que pode barrar a transmissão para outras pessoas; adesão à terapia antirretroviral (TARV), para controlar a infecção, que pode chegar a supressão do vírus no corpo, tornando-o indetectável e, portanto, intransmissível a outras pessoas; a distribuição de seringas para a redução de danos de usuários de drogas injetáveis; e o uso consistente e correto de preservativos durante o sexo vaginal, anal e oral.

 

No que se refere às estratégias estruturais, o programa estimula mudanças no ambiente social, econômico ou político para reduzir o risco de infecção pelo HIV. Entre elas, estão o acesso pleno e com zero discriminação a serviços de saúde de qualidade, incluindo serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV; políticas públicas que promovam a igualdade de gênero, a proteção dos direitos humanos e o combate ao estigma e à discriminação das pessoas que vivem com HIV; programas de prevenção do HIV adaptados às realidades e necessidades das populações-chave.

 

Já as estratégias biomédicas são aquelas que envolvem o uso de tecnologias médicas para prevenir a infecção pelo HIV, que incluem uso correto e consistente de preservativos internos e externos durante o ato sexual; o uso do PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que envolve a utilização diário de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção pelo HIV em pessoas com maior risco de exposição ao vírus; o uso do PEP (Profilaxia Pós-Exposição), uma medicação antirretroviral utilizada em até 72 horas após qualquer situação em que exista a exposição ao HIV. No entanto, o tratamento é mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição e deve ser seguido por 28 dias.

 

Representação gráfica da Prevenção Combinada

 

A UNAIDS Brasil (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), explica que o método visa causar o maior impacto possível na diminuição de novas infecções pelo HIV com o uso das estratégias embasadas nos direitos humanos e evidências científicas, levando em conta os contextos locais bem documentados e compreendidos.

 

A Prevenção Combinada engloba dois focos principais: a prevenção primária, direcionada às pessoas HIV-negativas, e a prevenção da transmissão do vírus, que se concentra na adesão ao tratamento antirretroviral por parte das pessoas que vivem com HIV.

 

O Sindipetro PR e SC possui uma parceria com o Serviço de Orientação às DST/HIV/AIDS de Araucária (SOA), que oferece distribuição de preservativos, materiais informativos, testes de ISTs e serviços de acolhimento para a população. O SOA fica localizado na R. Profº Alfredo Parodi, 328, Centro, Araucária, PR; telefone: (41) 3614-1640.

 

Para ter acesso ao método preventivo através do SUS em outras cidades, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

 

Para detalhes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, acesse o site: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/hiv-aids

 

Dezembro Vermelho

O Dia Mundial de Combate à AIDS dá início ao Dezembro Vermelho, que tem como principal objetivo a promoção de campanhas de conscientização e prevenção da doença e de prestar apoio às pessoas que convivem com o vírus HIV. A data também faz parte do calendário 21 Dias de Ativismo, que ocorre entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

 

Para além de manifestar apoio, o Dezembro Vermelho tem o intuito de fomentar a construção de políticas públicas de saúde e educação em torno do tema. Os principais objetivos são viabilizar o atendimento especializado à população portadora do HIV e educar a sociedade sobre a necessidade da sua prevenção.

 

O Sindicato seguirá durante o mês engajado na campanha do Dezembro Vermelho, reafirmando seu compromisso contínuo com a disseminação de informações essenciais para a conscientização, cuidados e prevenção da AIDS.