1º de Maio: Entidades preparam doações de alimentos, gás e mutirão de agrofloresta em Curitiba

Ação será neste sábado (1º), das 7h às 13h, no Sabará, região sul da capital. Petroleiros estão convidados a participar do plantio da agrofloresta Papa Francisco.

Uma ação solidária, de trabalhadores para trabalhadores. Esta será a marca do Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, 1º de maio, deste ano no Sabará, em Curitiba. Cerca de 500 cestas de alimentos e 100 cargas de gás serão doadas a famílias em situação de vulnerabilidade do bairro da região sul da capital. No mesmo dia, um mutirão de plantio vai criar a agrofloresta Papa Francisco, no Centro de Integração Social Divina Misericórdia (CISDIMI).

Petroleiras e petroleiras estão convocados a pegar na enxada para plantar hortaliças que serão cultivadas com o objetivo de serem doadas para famílias em situação de insegurança alimentar. Será no sábado, das 07h30 às 13h00, no CISDIMI (Rua Carlos Eduardo Martins Mercer, 191, Bairro São Miguel).

Batizada como “Plantar solidariedade para defender a vida”, a atividade une entidades, movimentos sociais e sindicatos em solidariedade a quem mais precisa neste período de crise econômica e de saúde pública.

Além dos petroleiros e petroleiras  junto ao Sindipetro Paraná e Santa Catarina, participam da ação o Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM) – mantenedora do CISDIMI -; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); APP Sindicato/Núcleos Curitiba Norte e Sul; Partido dos Trabalhadores do Paraná; Coletivo Marmitas da Terra; Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR); Comissão da Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba e Produtos da Terra.

Os alimentos partilhados por famílias do MST virão dos acampamentos Emiliano Zapata, de Ponta Grossa; Maria Rosa do Contestado, de Castro; Reduto de Caraguatá, de Paula Freitas; José Lutzenberger, de Antonina; e assentamento Contestado, da Lapa.

Toda a ação seguirá os protocolos de proteção contra a Covid-19, com uso de máscara, álcool em gel e sem aglomeração.

Por comida, vacina e saúde

Neste 1º de maio, os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil têm pouco a comemorar. São mais de 14,200 milhões desempregados e 6 milhões de desalentados (que desistiram de procurar emprego) – os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Já a população que está fora da força de trabalho soma 76,377 milhões.

Se a falta de trabalho é uma realidade para quase metade da população, a fome também é alarmante. Pelo menos 19 milhões de brasileiros passam fome e 116,8 milhões de pessoas, mais da metade dos domicílios no país, enfrentam algum grau de insegurança alimentar. A pesquisa é da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), divulgada no início de abril.

Por outro lado, a gravidade da pandemia exige ainda mais o distanciamento social para a prevenção contra a Covid-19. Somado ao gesto de solidariedade, a ação deste sábado também cobra o direito à vacinação já e para toda a população, a defesa do SUS e o auxílio emergencial de R$ 600 para cada trabalhador sem renda.

Serviço:

>> Sábado, 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora,

das 7h30 às 13h.

>> Local: Centro de Integração Social Divina Misericórdia (CISDIMI)

Rua Carlos Eduardo Martins Mercer, 191, Bairro São Miguel – Curitiba-PR.