#19J: sábado será de protestos contra Bolsonaro

Saiba onde participar das manifestações no Paraná e Santa Catarina.

Mais de quatrocentas cidades em todo o país e no exterior confirmaram a realização de protestos neste sábado (19) contra o governo de Jair Bolsonaro, conforme a Central de Mídia das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, entidades que convocaram as manifestações.

O #19J, como está sendo chamado o protesto nas redes sociais, é uma continuidade dos atos do dia 29 de maio, considerados um elemento novo na conjuntura, tanto pela capilaridade nacional quanto pelo número de participantes dos protestos. Foram registrados atos em todos os estados e DF, em 213 municípios, mobilizando mais de 420 mil pessoas, segundo os organizadores.

Os novos protestos mantêm as reivindicações por “Fora Bolsonaro”, vacina no braço (maior investimento no SUS, garantia de leitos e insumos e aceleração da vacinação), comida no prato (auxílio emergencial de R$600, políticas para manutenção de salários e apoio a pequenas e médias empresas) e contra as privatizações e a reforma administrativa.

A organização reforça que serão mantidos os cuidados sanitários nos protestos e que são ações “extraordinárias em uma pandemia diante da situação extrema de irresponsabilidade do governo Bolsonaro.” Entre as recomendações de segurança, as entidades destacam a realização dos atos em locais abertos, distanciamento mínimo de dois metros entre os manifestantes, uso obrigatório de máscara (preferencialmente a PFF2/N95 ou máscara cirúrgica embaixo de máscara de pano) e de álcool gel para higienização das mãos.

Confira as manifestações nas cidades com bases de representação do Sindipetro PR e SC:

PR – Curitiba – Praça Santos Andrade | 15h

PR – Paranaguá – Praça dos Leões | 9h

PR – São Mateus do Sul – Rua do Mathe | 10h

SC – Florianópolis – Praça Tancredo Neves (Praça da ALESC) | 9h

SC – Joinville – Praça da Bandeira | 10h

Com informações do Brasil de Fato.