1º Encontro Sul de Mulheres Petroleiras

Inscrições são gratuitas e limitadas. Prazo para garantir sua participação acaba no dia 20 de novembro. Não perca tempo!

1º Encontro Sul de Mulheres Petroleiras
As jornadas de trabalho da mulher

Data: 24 de novembro de 2012
Local: Curitiba-PR | Sindipetro PR e SC (R. Lamenha Lins, 2064, Rebouças)
Horário: das 08h30 às 16h30
Inscrições: Gratuitas e até o dia 20 de novembro pelo e-mail anacelie.azevedo@sindipetroprsc.org.br
Informe os seguintes dados:
• nome completo
• telefone
• cidade
• cargo que ocupa
• sindicato a que está filiada
• se precisa ou não de creche e idade das/os filhas/os a serem recebidos
+ informações: (41) 3332.4554

Introdução
A situação da mulher na sociedade ocidental contemporânea revela uma realidade estafante Além do esforço no ambiente de trabalho em busca da igualdade entre os sexos, a mulher trabalhadora enfrenta uma dura rotina externa: trabalho doméstico, casa, filhas/os, estudos e  preocupação com a saúde fazem parte deste imenso universo feminino. Somente com um verdadeiro malabarismo é possível dar conta de todas as atividades as quais têm responsabilidade no cotidiano.
Se antes da metade do século passado a luta das mulheres era pelo reconhecimento como cidadãs, com direito a voz e vez em uma sociedade amplamente machista, atualmente entram na pauta dos movimentos feministas questões como a domesticidade compartilhada, a desconstrução da imagem da mulher na mídia (mercantilização do corpo feminino) e licença partilhada para homens e mulheres que têm filhas/os, entre outras.
Por outro lado, existem antigas lutas que não foram superadas, como a violência contra a mulher, a disparidade salarial entre os gêneros e a representatividade nos espaços públicos e entidades.
O 1º Encontro Sul de Mulheres Petroleiras tem o objetivo de debater a situação da mulher na sociedade de hoje e elaborar coletivamente ações afirmativas para superar antigas reivindicações feministas e avançar na agenda atual das mulheres.
O evento ainda propõe a análise sobre a situação da mulher trabalhadora da indústria química, em especial as petroleiras.

Programação
08h00 às 09h00 – Café e cadastramento.
09h00 às 09h30 – Integração e Apresentações
Orientação: Darli de Fátima de Sampaio, Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT).
09h30 às 10h00 – Composição da mesa de abertura do evento.
10h00 às 12h30 – Painel 1: “A construção social do gênero masculino e feminino”.
Abordagem do histórico da diferença de gênero, 156 compartilhamentos, trabalhadoras domésticas e violência contra mulher.
Palestrante: Marilane Oliveira Teixeira, economista, especialista em relações de trabalho e gênero e assessora sindical.
12h30 às 13h30 – Almoço.
13h30 às 16h00 – Painel 2: “Avanços e Desafios da Mulher Trabalhadora”.
Abordagem da realidade da mulher petroleira e do ramo químico. Paridade na CUT, cotas e desafios.
Palestrantes: Regina Cruz – presidente da CUT Paraná, Rosemeire Theodoro – secretária de gênero da CNQ, e Marbe Cristina Nogueiro – diretora do Sindipetro Unificado de São Paulo e coordenadora do Coletivo de Mulheres Petroleiras.
16h00 às 16h30 – Debate e elaboração de proposições para o Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras e Plenária Sul da CNQ.
16h30 – Encerramento.

Lilás, a cor do movimento feminista
Em 1908, o lilás foi adotado pelas militantes inglesas pelo direito ao voto feminino. Nas décadas de 60 e 70, o lilás foi retomado pelo feminismo e movimento feminista. A cor lilás é uma variação da soma de cores como o rosa e o azul, também simbolizando a síntese do feminino e masculino. O lilás representa a luta das mulheres do mundo todo pela igualdade entre os gêneros. Igual sim, inferior jamais!
Realização:
Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina
R. Lamenha Lins, 2064, Rebouças – Curitiba-PR
Tel: (41) 3332.4554 | Fax: 3332.5215
E-mail: faleconosco@sindipetroprsc.org.br
Página na Internet: www.sindipetroprsc.org.br
Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul
R. General Lima e Silva, 818, Cidade Baixa – Porto Alegre-RS
Tels: (51) 3226.2799 | 3226.2535 | 3225.2550
E-mail: secretaria@sindipetro-rs.org.br
Página na Internet: www.sindipetro-rs.org.br