70 Anos da Petrobrás: Dia Nacional de Luta pela Soberania

Manifestação será na próxima terça-feira (03), em frente à Fafen-PR. Participe!

No dia em que a Petrobrás completa 70 anos de história, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina, em parceria com o Sindiquímica-PR e Sindimont-PR, convida toda a sociedade para participar do ato unificado ‘Petrobrás para o Brasil’, a partir das 7h, em frente à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), localizada em Araucária.

A mobilização pede pela criação de um novo projeto nacional voltado para o desenvolvimento socioeconômico do país, impulsionado pela Petrobrás, que inclua a reabertura da Fafen-PR, com a reintegração dos trabalhadores demitidos da fábrica, bem como a reversão das privatizações de diversas unidades da companhia.

Neste ano, a nova gestão da estatal anunciou o encerramento do plano de desinvestimentos do Sistema Petrobrás, mas o processo de reconstrução ainda é desafiador. Nunca antes em sua história, a companhia havia enfrentado tantos ataques como nos últimos quatro anos.

No governo anterior, 68 ativos estratégicos foram vendidos, incluindo a Usina do Xisto (SIX) em São Mateus do Sul (PR). Esse patrimônio público foi entregue por apenas US$ 41,6 milhões, o equivalente ao seu lucro de um ano. Além disso, ocorreu a hibernação da Fafen-PR em 2020, o que resultou no fechamento de mais de mil postos de trabalho e na perda de renda para o município de Araucária (PR).

Para o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, o aniversário da Petrobrás é uma data para reiterar a luta em defesa da companhia e demais estatais. “A Fafen-PR ainda não foi reaberta, ainda paira o fantasma das privatizações e estamos aguardando a retomada dos investimentos por parte da Petrobrás e suas subsidiárias na região. Então, é um dia de estarmos todos mobilizados por investimentos, emprego e renda para a classe trabalhadora, encaminhada por um novo governo e uma nova gestão da empresa”, ressaltou.

O ato unificado contará com a presença de centrais sindicais, organizações sociais, entidades de classe e partidos políticos do campo da esquerda e será realizado em vários estados do país.

É tempo de reconstrução. Participe dessa luta!

Ato Unificado Petrobrás para o Brasil

Quando? Dia 3 de outubro, a partir das 07h.

Onde? Em frente à Fafen-PR. Endereço: R. Dr. Eli Volpato, 999 – Tindiquera, Araucária (PR).

Por Juce Lopes

Com informações da Imprensa FUP