S.O.S LITORAL

CUT lança campanha de solidariedade à população do litoral paranaense

CUT lança campanha de solidariedade à população do litoral paranaense

As chuvas torrenciais que alagaram a região urbana e rural de Antonina, Morretes, Guaratuba e Paranaguá apontam prejuízos de mais de R$ 87 milhões. Já passa de 16 mil o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas no Litoral do Paraná em consequência das enxurradas dos últimos dias. Além disso, o temporal que atingiu a região litorânea no final da semana passada fez com que alunos de 31 escolas ficassem temporariamente sem aulas. Muitos colégios continuam sendo usados como base para a Defesa Civil reunir e distribuir doações às vítimas da enchente.

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil, desde o início das chuvas 4.363 pessoas ficaram desalojadas (foram para casas de familiares e amigos) e 2.487 ficaram desabrigadas (tiveram que recorrer a abrigos públicos). Destas, 591 permanecem em abrigos. A situação é mais grave nos municípios de Antonina e Morretes, que concentram o maior número de pessoas atingidas.

Em todo o Estado, os problemas climáticos danificaram 3.006 casas, destruíram 211 e afetaram um total de 30.968 pessoas, em oito municípios. Foram registradas quatro mortes, das quais duas em Antonina, uma em Morretes e uma em Honório Serpa. Os municípios de Antonina e Morretes decretaram estado de calamidade pública; Guaratuba, Honório Serpa e Paranaguá estão em estado de emergência.

Diante deste lamentável cenário, a Central Única dos Trabalhadores do Paraná lança uma campanha de solidariedade para com a população do litoral paranaense.

A CUT-PR pede doações dos itens relacionados abaixos. Eles devem ser enviados à Sede da Central (Rua João Manoel, 444 – São Francisco – Curitiba/PR – CEP 80.510-250). Para mais informações , ligue (41) 3232-4649 e peça para falar com a Secretaria Geral da Central.

:: Relação de materiais

– Alimentos não perecíveis de fácil preparo e consumo (macarrão instantâneo, bolachas).

– Leite (em embalagem longa vida)

– Fraldas descartáveis e absorventes

– Materiais de limpeza (vassouras, rodos, água sanitária, baldes, sabão em barra e em pó, panos de limpeza)

– Materiais de higiene pessoal (papel higiênico, creme dental, escovas de dente e sabonete)

– Roupas para adultos e crianças

– Lençóis, cobertores, toalhas de banho, colchões e colchonete s.

– Utensílios de cozinha (pratos, talheres, copos e panelas)

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ