EM DEFESA DA VIDA! BASTA DE MORTES!

As consecutivas mortes de trabalhadores petroleiros neste mês de agosto levam a categoria a deflagrar mais um Dia Nacional de Mobilização para Defender a Vida. Nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, protestos, atrasos e paralisações acontecem em plataformas, campos de produção terrestre, refinarias, terminais, usinas de biodiesel, termoelétricas e unidades administrativas, com participação de trabalhadores próprios e terceirizados, para exigir condições seguras de trabalho e respeito à vida.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina atende a convocação da FUP e vai mobilizar suas bases neste dia de protesto. Atrasos nas entradas de turno e mobilizações vão acontecer em todas as unidades representadas pelo Sindicato. Dirigentes estarão nos locais de trabalho para orientar os trabalhadores sobre as formas de mobilizações. Além disso, o Sindipetro indica que este seja um dia de Operação Segura, ou seja, respeito rígido aos procedimentos de segurança e para liberação de serviços.

Basta de Mortes!

Somente em agosto, foram oito mortes por acidentes de trabalho na Petrobrás. Uma delas na refinaria de Bahía Blanca, na Argentina. Desde o início do ano, já chega a 11 o número de vítimas de acidentes fatais na empresa. Todos os trabalhadores eram prestadores de serviço. Um número alarmante que reflete a insegurança crônica no Sistema Petrobrás, fruto da ineficiência e arrogância de uma gestão de SMS que se preocupa muito mais com a produção e os lucros do que em zelar pela vida e saúde dos trabalhadores.

A FUP e seus sindicatos vêm denunciando há anos esta situação, cobrando um debate aberto com as representações dos trabalhadores, cujas propostas de mudanças na política de segurança têm sido rotineiramente desprezadas pelos gestores da empresa. Em conseqüência disso, 300 petroleiros perderam a vida nos últimos 16 anos, sendo que 243 deles eram prestadores de serviço. Ou seja, mais de 80% das vítimas de acidentes na Petrobrás são trabalhadores terceirizados! Só com mobilização constante, unidade e organização, os petroleiros poderão alterar essa realidade e garantir um ambiente seguro de trabalho para todos.