As assembleias setorizadas que o Sindipetro Paraná e Santa Catarina promove em frente à Repar para definir o número do efetivo próprio mínimo, a fim de apresentar a contra-proposta dos trabalhadores à Direção da Refinaria, estão atingindo o objetivo.
A participação da categoria é expressiva e as propostas, debatidas anteriormente nas reuniões setorizadas, têm sido aprovadas, assim como as mobilizações para pressionar os gestores a atenderem às reivindicações acerca do efetivo. A finalidade é retomar a mesa de negociação.
A categoria sinaliza com a realização da Operação Segura por tempo indeterminado, que consiste em aplicar com rigidez os procedimentos de segurança, a partir do dia 13 de setembro, data na qual será entregue a contra-proposta dos petroleiros à Direção da Repar.
As assembleias setorizadas terão continuidade na próxima terça-feira (06/09), com atividades para o Grupo III, às 07h30, e Grupo V, às 15h30.
:: Proposta da Repar
Os trabalhadores estão analisando a proposta da Direção da Repar & Abast para recomposição do efetivo, apresentada ao Sindicato no dia 30 de junho.
A categoria reconhece alguns avanços, tais como a volta do especialista; a garantia de um TOS (Técnico de Operação Sênior) dedicado aos trabalhos na área; e a ampliação da negociação às unidades novas, laboratório, segurança patrimonial, SMS e manutenção. Apesar disso, os números de postos de trabalho propostos estão muito aquém do mínimo necessário, de acordo com quem conhece os riscos presentes na área industrial e responde com a vida em caso de acidentes.