No 103º aniversário, Sindicato debateu “Como construir São Mateus do Sul que queremos”

O Sindipetro PR/SC aceitou e estendeu à sua base e parceiros o convite para participação em manifestação cívica, em respeito ao 103o Aniversário de São Mateus do Sul.

Diversas faixas foram apresentadas, das quais a que chamou mais atenção foi Salve Rainha Bela do Iguaçú! Pela luta com rigidez um dia serás para todos!”.

É uma alusão ao próprio Hino de São Mateus do Sul, que é permeado  de exortações à luta para o progresso, com preservação das belezas ambientais e respeito às tradições e culturas de seu povo.

A oportunidade foi de reflexão, onde ficou bem claro que São Mateus ainda não é para todos, pois ao estar na mão de alguns dominantes, deixa privada de Políticas Públicas grande parte de sua população.

Ficou bem claro para os participantes que todos queremos um São Mateus melhor desde agora. Os questionamentos se deram a respeito do: “Como construir São Mateus que queremos?”

Entendeu-se que o povo tem que se apropriar do que é seu e que são o Poder Público. Prefeito e Vereadores são os empregados do povo, e não o contrário.

Manifestantes declararam que a política é uma vergonha a nível nacional e que a população assume dois papéis: apoiam políticos ou entram na política para se aproveitarem das safadezas, ou se afastam dela para não compactuarem com a corrupção. Mas chegou-se ao consenso que é necessário participar, pois como já disse um sábio: “o que me preocupa não é a arrogância e a dominação dos maus, mas a omissão dos bons”.

Assim, ficou deliberado que o grupo ali presente vai aprofundar os debates e buscar mais adesões para constituir um fórum de debates sobre o Município, seus problemas e soluções.

Surgiu também a idéia da criação do Comitê da Lei 9840 para inibir o balcão de nogócios de votos nas próximas eleições, que no entendimento de todos é a grande mazela da política. Quem é mais corrupto, quem compra ou quem vende o voto? Este foi um dos questionamentos levantados.

Estabeleceu-se compromissos de maior participação nas instâncias democráticas de Gestão Municipal como Conselhos Municipais, Associação de Moradores, ONGs, Sindicatos, etc., para se lutar com rigidez.

Enfim, todos consideramos que o 21 de Setembro de 2011 é uma data para ficar na História de São Mateus, pelo inédito do ato e pelo que ele pode reproduzir de agora em diante.

Parabéns a todos! Aos participantes do Ato Cívico e a São Mateus do Sul!

Saudações Cidadãs,

Sindipetro PR/SC – Regional Sindical de São Mateus do Sul