Petroleiros da Repar definem propostas para a passagem de turno

Assembleias setorizadas levantaram os problemas e apontaram soluções para a troca de turno. Proposta será objeto de negociação entre Sindicato e direç

A imposição da Repar de um horário fixo para a saída dos ônibus dos turnos causou um grande problema entre os petroleiros e os gestores da Refinaria. Tanto que, após reunião de negociação com o Sindipetro Paraná e Santa Catarina, ficou definido um período de três semanas de trégua.
Durante este tempo, o Sindicato realizou assembleias setorizadas com cada grupo, entre os dias 18, 19 e 24/01. O resultado dos debates foi sistematizado pelos dirigentes sindicais e reapresentado na assembleia geral que aconteceu na última sexta-feira (27), em duas sessões, às 10h30 e às 17h30, na sede do Sindicato.
A proposta dos trabalhadores para a troca de turno, devidamente detalhada abaixo (problemas e propostas), foi construída e levou em consideração uma série de fatores, como as distintas realidades dos trabalhadores de cada setor; as peculiaridades do trabalho, como o retorno de férias, folgas e complexidade pontual ou não de algumas áreas; a não limitação do debate e da negociação com a Refinaria ao simples fatos de tomar banho antes ou depois da passagem de serviço, e se a rendição deve ser feita com uniforme ou não, haja vista a falta de clareza no procedimento da troca de turno.
Os petroleiros deixaram claro nas assembleias que não aceitarão a imposição de um horário de saída que não seja proposto pela coletividade de trabalhadores. A categoria sabe que essa estória é mero pano de fundo para a meta de hora extra zero na Refinaria.
Construída a proposta dos trabalhadores, os dirigentes sindicais retomam em breve as negociações acerca da passagem de turno com a direção da Repar.

– Horário de saída:
Há de se estabelecer novo horário de saída. (7:43, 15:43 e 23:43 é insuficiente em praticamente todas as áreas). O horário de entrada, principalmente nos dias de semana pela manhã, é pior agora com a mudança de horário do ADM. Tem atrasado a chegada e existe ainda o tumulto nos vestiários em função dos operadores do ADM, o que atrasa ainda mais. Quando os grupos voltam de folga, necessitam um tempo maior para a passagem de serviço.
Propostas:
– Rever (definir) os horários de saída e de entrada, a fim de estabelecer um horário condizente com a atual realidade da Repar, bem como determinar um vestiário diferenciado para o pessoal ADM ou ainda rever os horários do ADM;
– Definir horário de saída, que não é o atual;
– Adiantar em ½ hora a entrada de todos os turnos.
Problema:
– Microônibus: O número de trabalhadores aumentou e a quantidade de ônibus continua a mesma. Falta, no mínimo, otimização do transporte. Alguns ônibus estão com muita gente, outros com menos trabalhadores, o que dificulta e atrasa a saída.
Propostas:
– Rever a quantidade de micro-ônibus, bem como os horários, e otimizar a distribuição de trabalhadores por ônibus, prevendo, inclusive, a entrada em operação das novas unidades e, em consequência, o aumento dos trabalhadores em turno.
Problema:
– Áreas sobrecarregadas: Há áreas que necessitam de um tempo maior para a passagem de serviço, seja pela falta de efetivo (trabalhadores sobrecarregados) ou por algum problema pontual daquele dia. Ex.: UGH.
Proposta:
– Rever o efetivo das áreas que estão sobrecarregadas com urgência.
Problema:
– Distância e localização da rodoviária: Existem áreas muito distantes (caso da TE e áreas novas) que necessitam mais tempo, pois o deslocamento é maior. O fluxo de pessoas e áreas interditadas na região próxima a atual rodoviária geram atrasos. Também há insegurança na rodoviária atual, já que o espaço é pequeno entre os ônibus. A rodoviária está subdimensionada.
Propostas:
– Rever o local da Rodoviária. A sugestão é deslocar a rodoviária para próximo da CIC nova, evitando o tumulto de pessoas e áreas interditadas e reduzindo as distâncias maiores. Depende de reforma no acesso.
– A rodoviária deve ter sala de espera com água e BWC.
Problema:
– Transporte alternativo: Muitas vezes, em função do horário ou número de trabalhadores, acontece a demora para conseguir o transporte por táxi ou carro da empresa e fica a pressão/cobrança das chefias para agilizar a passagem.
Proposta:
– Ter/manter a disposição do turno carros ou táxis que garantam um transporte eficaz para aqueles que necessitarem ficar além do horário, que porventura venha a ser estabelecido.
Problema:
– Procedimento: A mudança recente no padrão da Refinaria ainda não garante segurança/confiança aos trabalhadores para troca de turno com roupa de passeio, no caso de acontecer alguma eventualidade.
Proposta
– Rever o procedimento de passagem de serviço, deixando claro e transparente a expressão “disponível” para exercer a sua função.