CUT Promove seminário Rio+20: Por um desenvolvimento sustentável

Central reunirá representantes de diversas entidades ligadas ao meio-ambiente para avançar em propostas para serem apresentadas na Conferência Rio+20 e na Cúpula dos Povos

Nesta terça-feira (22) a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) realizará o seminário “Rio+20: Por um desenvolvimento sustentável” com o objetivo de levantar propostas, de diversas entidades civis organizadas, que possam ser levadas à Conferência Rio+20 e à Cúpula dos Povos.
“Vamos reunir diversos atores em um único local para discutirmos as propostas destas entidades para levar até as conferências”, explica o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná, Roni Barbosa. De acordo com uma das organizadoras do evento, Eliana Maria dos Santos, um programa será elaborado pelos movimentos organizados do Estado. “Queremos incentivar lideranças a atuarem nos fóruns sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, completa.
O seminário, que conta com apoio da Fetraf-Sul, APP Sindicato e do SindiSeab, será realizado no auditório da APP Sindicato e têm início a partir das 8h30. Mais informações e inscrições pelo e-mail: formacao@cutpr.org.br

Confira abaixo a programação:
8:30h – credenciamento
9h – Abertura – Apresentação cultural –
10h – Mesa de abertura
Luiz Carlos Cheida – Dep. Estadual – Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná; Roni Anderson Barbosa – Presidente da CUT-PR; Carmem Foro – Secretaria do Meio Ambiente da CUT; Marlei Fernandes – Presidente da APP-Sindicato.
10:30 h – 1º Painel – Meio ambiente e desenvolvimento sustentável da ECO 92 à RIO+20 – avaliações e expectativas
Exposição: Ministério do Meio Ambiente; Marco Pavarino – Ministério do Desenvolvimento Agrário; Dr. Dimas Floriani – Sociólogo, professor do Curso de Pós Graduação da UFPR – Mestrado Em Meio Ambiente; Carmem Foro – Cúpula dos Povos e Sec. Meio Ambiente da CUT Nacional; Shirley Margareth Reis Branco –  Socióloga e Coordenadora das Ações da Agenda 21 Paraná de 2003 à 2010
14h – 2º Painel – Desafios e propostas para o desenvolvimento sustentável – rumo à RIO+20
Exposição – Neveraldo Oliboni – Fetraf-SUL; Ana Márcia Altoé –  SindiSeab; Jakeline Pivato – Via Campesina e MST.
15:40h – Depoimentos: Movimento Atingidos por Barragens; Movimento Indígena no Paraná; Fórum do Lixo e Cidadania;.Instituto Chico Mendes; Movimento Quilombola; Terra de Direitos; Senge (tema matriz energética); Movimento de Luta pela Moradia
17:20 h 3º Painel – Encaminhamentos – Aprovação Carta do Paraná com propostas dos (as) trabalhadores (as) para a RIO+20, Organização de Caravanas para a Rio+20 e Cúpula dos Povos
Debate
Coquetel de encerramento 18h