Petroleiros e Petroquímicos concentram ações na construção do ramo químico

A reunião da Direção Colegiada do Sindipetro Paraná e Santa Catarina do dia 21 de maio retoma com determinação a história de luta e  organização dos trabalhadores do ramo químico no estado do Paraná, um dos eixos do planejamento estratégico da entidade. O evento contou com a presença essencial dos companheiros dirigentes do Sindicato dos Petroquímicos do Paraná (Sindiquímica PR), entidade que representa os trabalhadores da Valefértil (antiga Ultrafértil), indústria vizinha à Repar, vítima da privataria tucana durante o governo FHC e que deve voltar ao controle da Petrobrás até o final deste ano.
Daqui para frente, as reuniões entre as direções das entidades serão periódicas. Vários projetos conjuntos estão em fase de organização. Já no mês de julho, em Florianópolis, deverá acontecer o Encontro Regional Sul dos Trabalhadores Ramo Químico, com o tema Desenvolvimento Regional e Organização Sindical Sul, o qual também contará com a participação do Sindipetro Rio Grande do Sul, do Sindipolo, da FUP e da CNQ (Confederação dos Trabalhadores do Ramo Químico) e as CUT´s Estaduais do RS, SC e PR. Outro evento, associado ao Encontro, será o Congresso dos Petroleiros e Petroquímicos da Região Sul, preparatório para a Plenária Nacional da FUP – PLENAFUP, programado para o início de agosto.
Outro projeto em andamento é a realização do curso de formação do ramo químico, o FORMAQUIM Sindicalismo, cujo objetivo é preparar novas lideranças para a atuação sindical. A previsão é de que aconteça no segundo semestre deste ano e a capacitação será de responsabilidade da CNQ. A realização de um seminário sobre o tema segurança e saúde do trabalhador químico, após a conclusão do Formaquim, também está na pauta das entidades.
A próxima reunião quinzenal das direções sindicais vai dar prosseguimento às atividades propostas e ocorrerá na Sede do Sindiquímica, em Curitiba.