Ato das categorias em luta agita a Boca Maldita

CUT reuniu sindicatos em apoio as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras em campanhas salariais neste segundo semestre.

Dezenas de pessoas participaram na última quinta-feira (20) de um ato público unificado organizado pela Central Única dos Trabalhadores do Paraná. A atividade aconteceu em Curitiba e reuniu representantes de diversos sindicatos em luta, como os petroleiros, trabalhadores dos Correios, bancários e servidores públicos.
Para o presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, Silvaney Bernardi, a união é fundamental para o fortalecimento das lutas dos trabalhadores. “A nossa maior bandeira é a unidade da classe operária. Esse é o único caminho para superarmos as mazelas de um sistema que tem como receita básica sempre transferir o ônus das crises econômicas aos trabalhadores”, apontou.
A secretária da mulher trabalhadora da CUT Paraná, Marisa Stédile, a manifestação foi uma resposta à postura dos patrões. “Foi um ato de defesa da classe trabalhadora. Se há greves, como no caso dos bancários e trabalhadores e trabalhadoras dos correios ou ainda indicativos de paralisações como no caso dos educadores da rede pública estadual ou ainda dos petroleiros há um motivo claro: a intransigência nas negociações”, explicou.
“Apesar de lutas distintas e reivindicações diferentes das categorias, o objetivo é sempre em comum, a melhoria de vida dos trabalhadores. Este tipo de ato reforça a unidade da CUT e da classe trabalhadora como um todo”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Luiz Antônio Ribeiro de Souza.
No ato estavam presentes também representantes do Sindicato dos Policiais Civil (Sinpol-PR), dos servidores públicos municipais de Curitiba (Sismmuc), dos vigilantes e dos professores da rede estadual de ensino (APP Sindicato). Em São Paulo outro ato unificado foi realizado com o mesmo objetivo. Os trabalhadores e trabalhadoras também cobraram agilidade na tramitação da pauta nacional da classe. Entre as reivindicações presentes estão a regulamentação da Convenção 151, que trata da organização sindical e do processo de negociação dos trabalhadores no serviço público, e a ratificação da Convenção 158, cujo objetivo é restringir as demissões sem justa causa e combater a alta rotatividade da mão-de-obra, ambas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outras.
Clique aqui para conferir mais fotos da manifestação.

Com informações da CUT-PR