Petroleiros do PR e SC rejeitam contraproposta da Petrobrás e aprovam mobilizações

Terminaram no início da tarde desta terça-feira (25) as assembleias dos petroleiros do Paraná e Santa Catarina. No total foram sete sessões em diferentes bases que aprovaram por ampla maioria de votos os indicativos da FUP de rejeição da contraproposta da Petrobrás, paralisação de 24 horas a partir da 00h00 desta quarta (26) e deflagração de estado de greve.
As assembleias começaram na segunda-feira, com reuniões em Curitiba (Repar), São Mateus do Sul (Usina do Xisto) e Paranaguá, e terminaram hoje com as consultas em Biguaçu (terminal terrestre), Guaramirim (Teguar), Itajaí (Tejaí) e São Francisco do Sul (Tefran).
O resultado das assembleias reflete a indignação dos petroleiros em relação à contraproposta apresentada à Federação Única dos Petroleiros (FUP) na última quarta (19), em reunião de negociação no Rio de Janeiro. A empresa ofereceu reajuste salarial de 6,5%, o que representa ganho real entre 0,9% e 1,2%. A categoria reivindica a reposição da inflação de acordo com o Índice de Custo de Vida (ICV/Dieese) mais 10% de ganho real.
A empresa ainda propôs um abono referente a uma remuneração integral ou R$ 4 mil, o que for maior, descontado o valor da antecipação de R$ 1.296,00 ou 12% de um salário-base, que foi paga durante a quitação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2011.
O Conselho Deliberativo da FUP, que reúne a direção da entidade mais um representante de cada sindicato de petroleiros, volta a se reunir na sexta-feira (28) para avaliar as mobilizações e definir os próximos passos da campanha salarial.
A maioria das unidades da Petrobrás espalhadas pelo país terão mobilizações nesta quarta. A Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, a Usina do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul e os terminais Transpetro de Biguaçu, Guaramirim, Itajaí, Paranaguá e São Francisco do Sul, bases de representação do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, serão abrangidas pelo movimento reivindicatório.

Confira os principais itens da pauta de Reivindicações:
Ganho Real e reposição da inflação – Ganho real de 10%, mais a reposição da inflação do período de setembro de 2011 e agosto deste ano, cujo índice de Custo de Vida (ICV),  do período, divulgado pelo Dieese, é de 6,18%.
Auxílio almoço e auxílio alimentação – Reajuste do Auxílio-Almoço com aplicação do percentual de 100% da variação do subitem “Alimentação fora de casa” e adoção da prática do auxílio alimentação sem causar prejuízos ao auxílio refeição dos trabalhadores.
RMNR – Incorporação do percentual referente à RMNR (Remuneração Mínima por Nível e Regime) ao salário básico de todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás e, a partir de então, realizar o pagamento da periculosidade somente aos trabalhadores que fazem jus a este adicional.
Adicional de penosidade de 20% sobre o salário base de qualquer trabalhador submetido ao regime de turno em escala de revezamento, em atividades expostas ao sol ou chuva e, aos trabalhadores que exerçam atividades de natureza que os submetam à fadiga física ou psicológica.
Reescalonamento da tabela do Adicional por Tempo de Serviço (ATS), elevando o teto para 50%.
Conversão da Gratificação de Campo Terrestre para Gratificação de Trabalho em Áreas Remotas para os trabalhadores do regime administrativo, que desempenhem atividades em bases ou unidades remotas.
Integralização do ATS dos anistiados da Petromisa, Petroflex, Nitriflex e Interbrás, tendo como marco inicial para o novo período a data de efetivo reingresso na empresa.