Vitória dos Trabalhadores!

Terceirizada recua e quinto turno dos vagoneiros de Paranaguá é mantido

A luta contra a tentativa da Manserv em extinguir o quinto grupo de revezamento ininterrupto dos vagoneiros de Paranaguá teve como resultado o triunfo dos trabalhadores. Todas as estratégias utilizadas pela empresa terceirizada para convencer os trabalhadores a aceitarem o acordo tiveram mobilizações como resposta. Truculência e ameaças de demissões em massa não abalaram o movimento dos trabalhadores.

A informação de que a Manserv recuou e vai manter os cinco grupos de turno confirma a máxima sindical de que a juntos somos mais fortes. Os vagoneiros resistiram e os trabalhadores próprios da Transpetro em Paranaguá deram exemplo de solidariedade ao paralisarem em duas horas todos os turnos no dia 21 de novembro, além de todo apoio do Sindipetro Paraná e Santa Catarina. Boletins, faixas e estrutura física e pessoal foram cedidos para o embate.

A redução do número de grupos trazia na sua essência a ampliação da exploração dos trabalhadores. Com os cinco grupos, a regra básica é de três dias de trabalho para dois de folga. Já com uma turma a menos seriam, em média, seis dias trabalhados para somente dois de descanso. Além disso, a jornada exaustiva colocaria em risco a segurança dos trabalhadores, do meio ambiente e das instalações, uma vez que a estafa física e mental aumentaria. Como acidentes não são frutos do acaso, mas sim eventos socialmente construídos, as empresas, para se esquivarem da culpa, tendem a responsabilizar os funcionários.

A Transpetro pareceu não se preocupar com a segurança no Terminal de Paranaguá, muito menos com a qualidade do serviço prestado pela terceirizada. Durante todo o processo que culminou com a revolta dos trabalhadores, fingiu que o problema não era com ela, seguindo o velho discurso de que contrata serviços e não pessoas. Uma discrepância com o modelo de empresa socialmente responsável que alardeia aos quatro ventos. Felizmente a luta e organização dos trabalhadores superaram todas as adversidades colocadas e a vitória foi alcançada.