Petroleiros param por regras claras e democráticas para a PLR

Nesta segunda-feira (28), petroleiros de todo país fazem greve de advertência para exigir que a Petrobrás negocie os valores integrais da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), ao contrário do que tem feito nos últimos anos, quando definiu de modo unilateral o provisionamento, sem regras ou critérios que atendam às reivindicações dos trabalhadores.
A empresa ofereceu, a título de antecipação da PLR 2012, o piso de R$  3.149,34 ou 0,26% de uma remuneração, o que for maior. A proposta, rejeitada nacionalmente pela categoria, representaria uma redução de mais de 50% em relação à primeira parcela da Participação nos Lucros de 2011.
Os petroleiros querem debater os valores e formas de distribuição antes que a empresa aprove seu balanço anual, o que possibilitaria a negociação da relação piso-teto da PLR, bem como buscar a implantação do regramento da PLR futura, uma reivindicação da categoria cuja abertura de negociação está pactuada em Acordo Coletivo de Trabalho, mas que a Petrobrás simplesmente ignora.
A paralisação de 24 horas desta segunda será avaliada pelo Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) em reunião no próximo dia 30, no Rio de Janeiro. Se a Petrobrás não retomar as negociações sobre a PLR, o movimento deverá ser intensificado para uma greve por tempo indeterminado.
Confira o quadro da greve no Paraná e Santa Catarina
Repar – Araucária: Corte de rendição às 15h30 de domingo (27). Adesão de 95% do turno e 60% do administrativo. Rendição do turno será feita às 15h30 desta segunda-feira (28)
Usina do Xisto-SIX – São Mateus do Sul-PR: Corte de rendição a zero hora. Adesão de turno 100% e administrativo 30%. Rendição será feita a zero hora de terça (29).
OPASC – Itajaí, Guaramirim e Biguaçu-SC: Adesão de 90% da categoria; carregamento paralisado nos terminais terrestres Transpetro de Guaramirim e Itajaí.
Tefran – São Franscisco do Sul-SC – Paralisação começou às 07h30 e conta com 50% de adesão da categoria.