“Quem compartilha o ruído, compartilha o perigo”

Hoje é o Dia Internacional de Conscientização sobre o ruído; um minuto de silêncio entre 14h25 e 14h26 está na programação de atividades alusivas ao t

A poluição sonora é um dos fatores mais graves que afetam o planeta. Dada a sua repercussão na saúde e no meio ambiente, é considerado um sério problemas de saúde pública mundial. Por conviver constantemente com este mal, a humanidade está acostumada com o ruído e em muitos casos não percebe seus efeitos maléficos na saúde. Estudos indicam que o ruído está entre os principais agentes causadores de estresse, insônia, depressão e outros sintomas que levam a mudanças físicas e psicológicas negativas nos seres humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ruído é a segunda maior causa de doenças ocupacionais.
O Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruídos (INAD – International Noise Awareness Day), que em 2013 acontece nesta quarta-feira (24/04), mas durante toda a semana serão realizadas atividades como palestras, teste de audição e orientações sobre o controle do ruído. Porém, a ação mais incisiva é um minuto de silêncio entre 14h25 e 14h26 para destacar o impacto do barulho, o que proporciona aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre este mal que não é visível, mas perfeitamente perceptível.
A campanha do INAD surgiu há 15 anos e o lema em 2013 é “Quem compartilha o ruído, compartilha o perigo”. O Sindipetro Paraná e Santa Catarina apoia a iniciativa e participou do seminário municipal, realizado em Curitiba, com o mesmo tema. Mais informações sobre a campanha e orientações sobre a prevenção ao ruído podem ser obtidas no site www.inadbrasil.org.