Assembleia aprova pauta de reivindicações, luta contra PL 4330 e greve pelo efetivo na Repar

As sessões de assembleia realizadas entre os dias 24 de julho e 02 de agosto, em todas as bases de representação do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, contaram com a participação de 589 petroleiros(as) que debateram e deliberaram sobre a pauta de reivindicações 2013/2015 aprovada na IV Plenária Nacional da FUP (Plenafup), mobilização contra o Projeto de Lei das terceirizações (PL4330) e a greve pela recomposição do efetivo mínimo necessário de trabalhadores na Repar.

A pauta de reivindicações a ser negociada com a Petrobrás, que traz como principais pontos a reposição da inflação pelo ICV/Dieese, ganho real de 5%, além das cláusulas referentes às condições de trabalho, saúde e segurança, previdência, benefícios, regimes e jornadas, entre outras, foi aprovada por 96.9% dos petroleiros (571 votos favoráveis).

A luta contra o PL 4330, que (des)regulamenta as terceirizações, precarizando ainda mais as condições de trabalho nesse regime, e libera a subcontratação em todas as atividades produtivas, também esteve em pauta. A proposta de que a direção do Sindicato defina as formas de mobilização obteve 88.8% de aprovação (523 votos favoráveis).

A greve pela recomposição do efetivo mínimo de trabalhadores da Repar teve três propostas em votação: paralisação de 24 horas a partir da zero hora do dia 06/08, de 48 horas e por período indeterminado. A primeira proposta foi aprovada por 62,8% dos petroleiros da Refinaria, contra os 15,5% da segunda (48 horas) e 9,5% da terceira proposta (tempo indeterminado). Nas demais bases foi votado e aprovado o apoio à greve na Repar, com mobilizações em cada uma das unidades.

Greve e Ato no MPT

A greve na Refinaria terá início à zero hora desta terça-feira (06/08), com o corte de rendição. Todos os petroleiros da Repar estão convocados a realizar uma grande concentração às 7h00 em frente à Refinaria. De lá, a categoria sai em caravana (haverá transporte) para um ato em frente ao Ministério Público do Trabalho (MPT), onde será protocolado um dossiê sobre o déficit de efetivo e os riscos que isso representa. Logo em seguida, os petroleiros saem em caminhada em direção àAssociação Comercial do Paraná para participarem da manifestação organizada pelas centrais sindicais contra o Projeto de Lei 4330.