Sindicatos fazem ato unificado contra o PL 4330

Protesto será nesta sexta-feira (30/08), a partir das 07h00, em frente à Repar, em Araucária.

Os sindicatos que representam os petroleiros, os petroquímicos e os trabalhadores em montagem e manutenção industrial realizam um grande ato nesta sexta-feira, dia 30.

O movimento inicia as 07h00, em frente à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, e protesta contra o Projeto de Lei 4330, conhecido como o projeto da precarização do trabalho, que escancara as terceirizações no país.

As rodadas de negociação na Mesa Quadripartite sobre o Projeto, que envolve representantes dos trabalhadores, empresários, Congresso Nacional e Poder Executivo, não avançaram em pontos fundamentais, como responsabilidade solidária do contratante e proibição das terceirizações nas atividades-fim, por exemplo. O motivo é a intransigência dos representantes dos empresários e do relator do PL na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Arthur Maia (PMDB), que não abrem mão de impor aos trabalhadores a terceirização ilimitada com as conhecidas consequências nefastas, precarizando ainda mais direitos e salários.

Diante disso, a CUT e demais centrais sindicais convocaram o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação contra o PL 4330 para esta sexta-feira (30/08). Os protestos também irão reafirmar a pauta dos trabalhadores: fim do fator previdenciário; redução da jornada de trabalho para 40 horas sem diminuição de salário; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público e de qualidade; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões do petróleo.