Após um longo período na espreita, finalmente a Petrobrás rompeu o silêncio e agendou reuniões para dar continuidade nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2015 e apresentar propostas para as cláusulas sociais.
A Companhia enviou ofício à FUP marcando para o dia 23 de setembro a reunião para tratar de AMS, Benefícios Educacionais e Petros. Dois dias depois (25), acontece as tratativas de SMS, Regimes e Condições de Trabalho.
O calendário inicial previa uma resposta da empresa às reivindicações da categoria para o dia 02 de setembro, ou seja, a Petrobrás atrasou as negociações em 21 dias e já adianta que não será nessas próximas reuniões que apresentará sua proposta para as cláusulas econômicas. Porém, a antecipação da inflação, calculada pelo IPCA em 6,09%, foi conquistada em mesa de negociação e será aplicada na folha de setembro. Além dos salários e benefícios dos aposentados e pensionistas do Plano Petros que repactuaram, serão reajustados também os valores da RMNR, da Gratificação de Campo Terrestre, do Adicional do Estado do Amazonas e do auxílio almoço, que passará de R$ 698,06 para R$ 740,57.