Assembleias aprovam mobilizações contra o leilão do pré-sal e o PL 4330 e por proposta para renovação do ACT

As sessões de assembleia realizadas pelo Sindipetro entre os dias 24 a 30 de setembro referendaram os indicativos apontados no edital. Dessa forma, haverá mobilizações nesta quinta-feira (03) em todas as unidades do Paraná e Santa Catarina. Os protestos são contra o leilão do pré-sal, previsto para o dia 21 de outubro, e o PL 4330, que sob o pretexto de regulamentar as terceirizações abre brechas para o aumento da precarização das condições de trabalho. Também está na pauta do dia a campanha reivindicatória dos petroleiros, já que até o momento a empresa não apresentou uma proposta à categoria para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Os petroleiros também aprovaram a autorização à assessoria jurídica do Sindicato impetrar ação coletiva pela garantia do direito ao repouso (folga). O processo vai abranger todas as unidades do Sistema Petrobrás dos dois estados representados pelo Sindipetro. O problema mais grave acontece na Repar, em Araucária, em função da absurda falta de efetivo próprio de trabalhadores.

Ainda na quinta-feira, o Sindipetro, demais sindicatos filiados à CUT e entidades dos movimentos sociais, que juntos formam o Comitê Popular em Defesa do Petróleo, farão um protesto na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, contra o leilão do pré-sal. A atividade acontece a partir das 16h30 e vai denunciar o crime de lesa-pátria que é a privatização das jazidas de petróleo.