Celebração do Centenário da Resistência dos Camponeses do Contestado e dos 15 anos do assentamento na Lapa

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza no dia 02 de fevereiro uma grande celebração do Centenário da Resistência dos Camponeses do Contestado, da passagem dos 15 anos do Assentamento Contestado e dos 30 anos do MST.

O evento será na Sede do Assentamento Contestado, no município da Lapa, mesmo local onde aconteceu a 1ª Plenária Nacional da FUP. As atividades começam às 10 horas, com ato político. No almoço será servido churrasco acompanhado de maionese, salada e suco natural. Por volta das 13h30 haverá bingo e no café da tarde, próximo às 16h00, terá bolo. Também está previsto Sarau com Banda e Feira de Produtos da Reforma Agrária.

A arrecadação com a festa será destinada à participação dos camponeses no VI Congresso Nacional do MST.

Informações e reservas com Luis (41-8405.3125 ou 9683.5402) ou Nei (41-9747.8761).

Centenário do Contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre os camponeses e as forças dos poderes estadual e federal travado entre outubro de 1912 e agosto de 1913. Sua origem foi a falta de regularização da posse de terras e problemas sociais decorrentes da ausência do poder público.

A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de que os camponeses contestaram a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros.