As grandes chamas que saíram das tochas da Repar, em Araucária, na noite desta terça-feira (29), alarmaram a população que vive no entorno da refinaria e também dos que moram nos bairros da região Sul de Curitiba. O Corpo de Bombeiros recebeu muitas ligações que relataram um possível incêndio no parque industrial.
Informações preliminares levantadas pelo Sindipetro Paraná e Santa Catarina dão conta que houve uma ocorrência operacional e não um procedimento de manutenção, como foi divulgado na imprensa. O eixo de uma bomba do sistema de lubrificação do compressor de gases da Unidade de Desasfaltação e Craqueamento Catalítico Fluidizado (DCCF) arrebentou e a bomba reserva não respondeu de imediato conforme é projetado, o que causou a parada do compressor para prevenir danos.
Todos os produtos gerados naquela unidade (gás de refinaria, glp e nafta) foram direcionados para as três tochas da Repar, chamadas de flare, que são o sistema de segurança para despressurização em emergências, distúrbios operacionais ou partidas e paradas das unidades. A consequência disso foi a grande quantidade de fogo e fumaça preta nas tochas, o que acabou assustando a população. A situação foi normalizada por volta das 04h00 da madrugada de hoje (30/07).
O Sindicato exige a participação no Grupo de Trabalho que vai investigar as causas da ocorrência nas bombas de lubrificação.