Nota de Solidariedade: Dois mortos e vários feridos em emboscada a acampamento do MST no Paraná

Uma tocaia armada contra militantes do MST no acampamento Dom Tomas Balduíno, localizado no município de Quedas do Iguaçu, região Centro-Sul do Paraná, deixou dois trabalhadores sem-terra mortos e vários feridos. A emboscada aconteceu por volta das 15h00, nos fundos da Fazenda Rio das Cobras, área grilada pela empresa de celulose Araupel cujo título de propriedade foi declarado nulo pela Justiça Federal e a área determinada de posse da União.

Segundo o MST, segurança e jagunços da Araupel participaram da ação junto com a Polícia Militar. Ainda de acordo com o Movimento Campesino, em torno de 15 pessoas desceram para fazer vistoria numa área ocupada e havia pessoas do Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais] e da Polícia. Há informações de que os feridos passam de vinte e a até o momento a PM não deixou os militantes chegarem perto da área para recolher os corpos e socorrer as vítimas.

O acampamento Dom Tomás Balduíno teve sua ocupação iniciada em junho de 2014 e conta com 1500 famílias. A área é de 12 alqueiras, sendo apenas nove utilizados para o plantio.

O Sindipetro PR e SC presta sua solidariedade ao MST e lamenta profundamente mais este triste episódio de luta pela terra no Paraná, estado onde o Poder Público e suas forças armadas servem ao capital e assassinam trabalhadores rurais. Muitos militantes do acampamento Dom Tomás estiveram ao lado dos petroleiros da Repar na greve de novembro de 2015. A categoria petroleira está de luto. O Sindicato não poupará esforços para responsabilizar e punir os verdadeiros culpados, bem como reafirma sua aliança com o MST na luta pela reforma agrária e melhoria das condições de vida de todos os trabalhadores, do campo e da cidade.