Por dignidade no Caximba e um natal melhor para aquelas crianças

Projeto Move Vidas tenta melhorar condições da população da região do antigo aterro sanitário de Curitiba. Ação imediata é arrecadar donativos para que as crianças tenham um natal melhor.

Uma promessa de campanha eleitoral não cumprida transformou-se em uma bela história de humanismo e solidariedade. Um candidato que buscava votos junto à comunidade do Caximba havia dito que faria uma festa para o dia das crianças no bairro, mas como não foi eleito a comemoração ficou apenas na conversa mesmo.

A decepção das crianças comoveu a jovem advogada Janaina Nedochetko, que atua junto à população carente do Caximba. Ela tomou a iniciativa de reunir amigos para fazer uma festa para os pequenos. “Decidimos fazer um evento no Face apenas com o objetivo de distribuir cachorro quente e promover umas gincanas, só para não passar em branco, já que o prazo era muito curto e nunca havíamos realizado nada parecido. Estávamos perdidos, nem sabíamos por onde começar”.

O resultado da ação foi surpreendente. “O troço bombou! Muita gente apareceu com muita doação. Foi lindo! Conseguimos atender umas 700 crianças”, comemorou.

A festa aconteceu nas proximidades da casa da professora conhecida carinhosamente na comunidade pelo apelido de Gaivota. A educadora sempre tenta fazer alguma coisa no dia das crianças, mesmo que seja algo pequeno, dentro do alcance dela. Neste ano, a iniciativa do grupo de amigos deu novas dimensões para a comemoração comunitária, com diversas atividades, como teatro, contação de histórias, pinturas, brinquedos infláveis, cortes de cabelo, distribuição de doces e brinquedos, música, entre outros.

O Caximba é um bairro da região extremo sul de Curitiba. O local abrigava o aterro municipal da capital até o segundo semestre de 2010. Os caminhões que despejavam cerca de duas mil toneladas de lixo por dia pararam de passar por lá.  Ficou uma montanha de detritos e o vazio do estado.  Não existe nenhuma infraestrutura básica para as comunidades integradas na região. Não há rede de esgoto, asfalto, escola, posto de saúde, serviço de Correios e por ironia crônica da sociedade nem coleta de lixo.

Apenas na comunidade Abraão, onde aconteceu a festa solidária das crianças, vivem 1800 famílias em condições de extrema pobreza e abandono social. Essa situação precária levou o grupo de amigos a lançar o Projeto Move Vidas, cujo objetivo é unir forças para proporcionar melhores condições àquela população. Diversas ideias estão nos planos do projeto. A maior pretensão é a construção de uma escola comunitária. Enquanto esse sonho coletivo não vira realidade, o próximo passo é melhorar o natal no Caximba.

Natal no Caximba

A próxima ação do Projeto Move Vidas é o Natal no Caximba, marcado para o próximo sábado (17). O objetivo é doar pelo menos cem cestas básicas, brinquedos novos ou usados e doces.  O grupo também precisa de voluntários para a ajudar no dia do evento. A divulgação da ação também é bem-vinda.

Para arrecadar fundos, foi criada uma “vaquinha online”, mas também há a opção de depósito em conta corrente (dados abaixo).

:: Serviço

Natal no Caximba

Quando: 17 de dezembro (sábado)

Horário: das 09h00 às 13h00

Local: Casa da Professora Gaivota (Caximba)

Local de entrega de doações: Rua Visconde do Rio Branco, 1655, Centro – Curitiba-PR

Fanpage do Projeto Move Vidas: https://www.facebook.com/Projeto-MOVE-VIDAS-Caximba-1488524137831456/

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1818527275054915/

Vaquinha on-line: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/natal-das-familias-do-caximba
Depósitos:

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1952 – Op. 013 – Conta: 2121-1
Favorecido: Gustavo Reichel Rodrigues
*Após fazer a doação, favor enviar mensagem SMS ou Whatsapp para o número (41) 99604-7203 com seu nome e o valor depositado para confirmação.