A Câmara Municipal de Araucária sediará uma audiência pública para debater a situação da coudelaria do Parque Tindiquera. Será nesta terça-feira (16), a partir das 19h00, no Plenário da Câmara.
A área em discussão fica na região do São Sebastião, em Araucária, e atualmente abriga a sede campestre do CEPE e também é o local de encontro do grupo de escoteiros Gralha Azul. Mais recentemente, por conta das obras de ampliação da Repar, foi erguido ali o Centro de Treinamentos Zilda Arns, que atende principalmente a eventos internos da Petrobras.
A história da coudelaria, no entanto, é bem mais antiga e tem grande importância cultural para Araucária. Até a década de 70 o local era utilizado pelo Grupamento de Cavalaria do Exército, que tinha boas instalações para trato e reprodução dos equinos. Depois o local passou a ser de responsabilidade da Petrobrás.
Nos últimos anos, a Companhia deixou a caudelaria às ruínas. Recentemente até o Centro de Treinamentos foi desativado. A ameaça de privatização da Repar coloca neste mesmo contexto a venda daquela área. A entrega da Repar ao capital privado e a comercialização do Tindiquera são inaceitáveis.
A coudelaria Tindiquera precisa ser recuperada, preservada e aberta à comunidade araucariense. Participe da audiência pública e ajude a pressionar a Repar e o Poder Público em prol desta causa coletiva.