O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.
A data, 06 de dezembro, mais conhecida como o “Dia do Laço Branco”, foi instituída no Brasil pela Lei 11.489 de 2007 como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A Campanha é coordenada pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) e constituída por um conjunto de organizações não governamentais e núcleos acadêmicos.
Nessa mesma data, em Montreal – Canadá, no ano de 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu a sala de aula de uma escola politécnica e mandou que todos os homens se retirassem. Depois disparou contra as mulheres presentes, matando 14 e cometendo suicídio.
A justificativa para o ato brutal ficou registrada em uma carta: ele não suportava ver mulheres estudando engenharia.
O ocorrido desencadeou vários debates pelo mundo que deram origem a campanha do Laço Branco. Ela visa promover novas visões sobre masculinidades e relacionamentos saudáveis.
O Sindipetro PR e SC apoia eventos e atividades que objetivem sensibilizar, envolver e mobilizar homens no engajamento pelo fim da violência contra as mulheres.