Para o senador Jean Paul (PT-RN), apenas um governo racional poderá reverter as privatizações em prol do desenvolvimento do país.
O primeiro painel da pré-abertura do 8º Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do PR e SC, que ocorreu na noite de quinta-feira (01), discutiu os impactos das privatizações para a sociedade com os convidados senador Jean Paul Prates (PT-RN) e o ex-senador Roberto Requião (MDB-PR).
O senador Jean Paul é líder da oposição, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás e sua principal bandeira é a luta contra as privatizações de setores estratégicos para o país. De acordo com o parlamentar, apesar do atual cenário político desfavorável, o combate às desestatizações deve ser feito em todas as frentes. No entanto, ele acredita que apenas com um governo democrático e defensor da soberania do país será possível parar e, inclusive, revogar as privatizações.
“No primeiro dia de um governo racional de novo, e oxalá seja o governo do Presidente Lula, nós reverteremos sim (as privatizações) e não será considerado risco regulatório e nem quebra de contrato porque estamos avisando agora e esses contratos são espúrios” afirmou o senador.
Jean Paul também fez duras críticas à política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que flutua no valor do barril de petróleo no mercado internacional e eleva os preços dos combustíveis. “O PPI nos impõe uma realidade de um país que não produz nenhuma gota de óleo e nem refina uma molécula de hidrocarboneto. E é nessa realidade que a gente está hoje”, enfatiza o senador.
O parlamentar também alertou que o prejuízo causado pela entrega de setores estratégicos para o mercado é imensurável, já que a propriedade intelectual é vendida junto. Perde-se com os royalties, que poderiam ir para saúde e educação, além do alto risco de prejuízos ambientais, uma vez que o setor privado visa apenas o lucro e não tem interesse de investir em medidas preventivas.
Ao final do painel, o participante respondeu a perguntas enviadas por espectadores e deixou um alerta sobre os interesses escusos por trás das privatizações do sistema Petrobras. “No fundo está se vendendo o patrimônio extremamente abaixo do preço e se remunerando por fora”, concluiu o senador.
Assista ao painel na integra:
Por Juce Lopes, estagiária sob supervisão de Davi Macedo (MTb 5462).