Organizados em um Fórum trabalhadores do campo e da cidade se reúnem no sudoeste do PR

O objetivo foi debater sobre a conjuntura do Brasil e organizar as próximas agendas do movimento. O presidente do Sindipetro PR e SC falou sobre o preço dos combustíveis, as privatizações e a dependência do país na importação de fertilizantes após o fechamento da Fafen-PR.

O Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais Populares do Campo e da Cidade do Sudoeste do Paraná, se reuniu na última quinta-feira (17) em Francisco Beltrão. O Sindipetro PR e SC foi convidado para participar do encontro e apresentar as discussões sobre o preço dos combustíveis, as privatizações, a dependência do país na importação de fertilizantes e a situação das unidades Fafen no Brasil.

O debate que aconteceu na sede da APP Sindicato de Francisco Beltrão, contou com a participação de diversas entidades, da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), da presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores e deputada federal, Gleisi Hoffmmann, do bispo da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão Dom Edgar Xavier Ertl e também da assessoria do deputado estadual Tadeu Veneri (PT).

Além dos já citados, foram registradas a presença de representantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), da Fetraf-Paraná (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná), da APP Sindicato, do Partido dos Trabalhadores (PT), do Sindaf e do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar), do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), do SECFB (Sindicato dos Empregados de Comércio de Franscisco Beltrão), da Assesoar (Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural), da Unicafes (União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia), da MMM (Marcha Mundial das Mulheres), da Coopafi (Cooperativa da Agricultura Familiar)  e dos Centros Educacionais João Paulo II, Tancredo Neves, Paulo Freire E Professor Léo Flach.

O encontro teve como objetivo realizar um debate sobre a conjuntura, coletar sugestões do Fórum para a construção de propostas para o Plano de Governo das candidaturas petistas, discutir sobre a Estiagem e a criminalização do serviço público na área da educação, e elaborar as próximas agendas do Fórum.

Após a análise de conjuntura do presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e deputada federal Gleisi Hoffmann, falou por pouco mais de 30 minutos sobre o ano político e a importância da disputa eleitoral de 2022.

O Sindipetro PR e SC destaca a importante atuação do Fórum no sudoeste do Estado, ressalta que essa é uma relação de longa data e que apesar do Sindicato, recentemente ter ficado um pouco distante dos debates no sudoeste do Paraná, também em função da pandemia, irá ajudar nas novas agendas que serão organizadas a partir de Março.