No último sábado (17), o Sindipetro PR e SC em parceria com o Sindiquímica-PR concluíram os trabalhos do 10° Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do PR e SC, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de junho.
Com o tema “Reabrir, Reintegrar e Reconstruir”, o evento foi um momento crucial para definir as questões primordiais para o futuro das pautas de luta da categoria, além de buscar soluções para os próximos desafios dos trabalhadores.
A abertura do congresso foi realizada no Auditório da APP-Sindicato e contou com a presença de autoridades políticas, representantes de movimentos sociais, centrais sindicais e instituições parceiras. A solenidade celebrou a posse da nova diretoria do Sindipetro homenageou ainda os 60 anos do Sindicato.
Foto: Davi Macedo
No dia 16 de junho, o congresso seguiu na Sede de Curitiba com as mesas de debates que abordaram diversos assuntos relevantes para a categoria. A primeira mesa tinha como tema “Privatização e o Futuro da Petrobrás e FAFEN” e contou com a participação dos palestrantes Rodrigo Oliveira Salgado, doutor em direito econômico pela Universidade de São Paulo (USP), Renata Belzunces dos Santos, doutora pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina na Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), que mostraram diferentes aspectos relacionados a suas pesquisas em torno dos desafios do setor de petróleo no Brasil e no mundo.
Foto: Juce Lopes
Intitulada “Saúde Mental da Sociedade”, a segunda mesa teve como convidados o secretário de Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Segurança da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Antônio Raimundo Teles Santos, que expôs dados e contextualizou o agravamento dos problemas mentais nos últimos anos dentro da Petrobrás, e a cientista social e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Saúde e Trabalho da Unicamp, Marília Cintra, que apresentou aos presentes os resultados da sua pesquisa.
Foto: Davi Macedo
Com intuito de promover a formação para o combate aos preconceitos enraizados na sociedade e às injustiças de gênero no mercado de trabalho, a terceira mesa do congresso teve como pauta “Diversidade e Desigualdades”. Palestraram sobre o tema o diretor do Sindipetro Unificado de São Paulo e membro da frente petroleira LGBTQIA+, Tiago Franco Teixeira, e a coordenadora do Departamento de Cultura do Sindipetro Norte Fluminense, Bárbara Suely da Silva Bezerra.
Após as mesas de debates, as discussões do congresso seguiram nos Grupos de Trabalho (GT), que foram divididos em cinco temáticas:
1) SMS / Saúde Mental / Diversidade e Pessoa com Deficiência
Foto: Juce Lopes
2) Setor Privado / Terceirização / Relações de Trabalho entre os trabalhadores / Licitações / Privatizações
Foto: Juce Lopes
3) Petros e AMS
Foto: Juce Lopes
4) Reabertura da Fafen-PR / Retomada da SIX / Retomada de Investimentos
Foto: Juce Lopes
5) Questões Econômicas / Benefícios / Teletrabalho
Foto: Juce Lopes
No último dia do evento, os GTs apresentaram as novas pautas de reivindicações para o acordo coletivo de trabalho do Sindipetro PR e SC e do Sindiquímica-PR, que foram aprovadas pelos participantes na Plenária Final.
Entre as propostas, destacam-se a recontratação dos trabalhadores demitidos da Fafen-PR, em 2020, de forma imediata; a inclusão dos ativos desinvestidos em programa de reincorporação nacional (ex: Fafen-PR, SIX, Relam, Reman, BR-Distribuidora); a equivalência de salários e vantagens para terceirizados, tal qual dos trabalhadores próprios para as mesmas funções; o custeio de todas as despesas com o Programa de AMS na proporção de 70% dos gastos cobertos pela companhia e os 30% restantes, pelos beneficiários titulares; a incorporação das regras de teletrabalho proposta pela FUP no ACT; entre outras.
Foto: Juce Lopes
A aprovação das moções e a eleição da delegação, que levará as resoluções para o 19° Congresso Nacional da FUP (CONFUP), finalizou o 10º Congresso Regional Unificado.
O evento representou um marco importante na luta dos petroleiros e petroquímicos, fortalecendo a união e a determinação para enfrentar os desafios futuros e buscar melhores condições de trabalho e valorização da categoria.
19° CONFUP
Com o tema “Energia para renovar o Brasil”, o 19° CONFUP será realizado entre os dias 03 e 06 de agosto, no Instituto Cajamar, região metropolitana de São Paulo. Está prevista a participação de cerca de 300 trabalhadores, entre delegados eleitos, observadores, assessorias e convidados. Conforme foi definido com os sindicatos no Conselho Deliberativo da FUP, 60% do público participará do evento virtualmente.
Delegação eleita para 19° CONFUP do Sindipetro PR e SC
Titulares:
– Alexandro Guilherme Jorge
– Elisangela Costa,
– Luiz Antônio Kurpiel
– Luciano Zanetti
– Rosilene de Souza Garcia Maranhão
– Gisele Marina Protasiewyck
– Carlos Alberto Costa de Souza
– João Afonso Felchak
– Emerson Biscaia
– Kelli Glaab
– Deise de Assis
– Cristiane Fogaça
– Jencarlo de Souza Penha
– Antônio Carlos da Silva
– Leomar Setti
– Rui Dalcion Rocha
Suplentes:
– Marcos Lima
– Paulo Henrique de Debiasi
– Marcio Vann
– Vilmar Felchak
– Suelen Rufino Abdon
-Adenilson de Paiva Domingues
– Emerson Dal Comuni
– Claudiney Batista
– Cícero Coqueiro
– Sonia Fernandes do Nascimento
Observadores:
– Rafael Palenske
– Fernandes da Cruz Silva
– Anacelie de Assis Azevedo
Por Juce Lopes