Sindicalistas se encontram com novo superintendente regional da PF

Venda da SIX e Lava Jato foram temas pautados na reunião.

Nesta segunda-feira (03), o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, e o membro do Conselho Nacional de Fertilizantes (Confert) e diretor do Sindiquímica-PR, Ademir Jacinto, se reuniram com o novo superintendente regional da Polícia Federal do Paraná (PF-PR), o delegado Rivaldo Venâncio.

A reunião se deu após os representantes da categoria acompanharem uma comitiva dos movimentos sociais, que buscava apoio na superintendência da PF, em Curitiba, para a reforma agrária.

Em conversa com Venâncio, os sindicalistas lembraram as discriminações e dificuldades sofridas pela categoria ao longo da operação Lava Jato e o resgate do respeito dos trabalhadores, utilizando o jaleco como símbolo dessa luta.

O encontro também foi uma oportunidade de expor o processo de venda da Usina do Xisto (SIX), que está sob suspeita de irregularidades, como revelado na reportagem investigativa do jornalista Leandro Demori, e que tem como um dos principais envolvidos o engenheiro aposentado da Petrobrás, Jorge Hardt Filho, pai da juíza Gabriela Hardt que substituiu Moro na Lava Jato.

Para Alexandro, a conversa foi uma oportunidade importante para parabenizar o novo superintendente regional da PF pela sua posse e iniciar uma colaboração produtiva entre as instituições. “Esperamos que a Polícia Federal continue oferecendo o apoio necessário para combater o trabalho escravo e as práticas prejudiciais de algumas empresas que ferem os trabalhadores. Queremos estabelecer uma relação republicana entre os trabalhadores da PF e da Petrobrás, pois nossa intenção é que os indivíduos desonestos sejam removidos da empresa, independentemente do governo ou da situação, e, acima de tudo, garantir que a dignidade dos trabalhadores seja respeitada”, destacou.

Venâncio é delegado federal desde 2006 e fez parte da coordenação da equipe de segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha presidencial.

Por Juce Lopes