Palestra aborda aposentadoria e questões previdenciárias pós-reforma

Nesta quinta-feira (09), o Sindipetro PR e SC promoveu a palestra “Aposentadoria: Situação pós-reforma da Previdência e questões sobre aposentadoria especial”. O evento, que abordou um tema de grande relevância para a categoria, foi conduzido pelo advogado Eduardo Chamecki, da assessoria jurídica do Sindicato.

A apresentação ocorreu na sede de Curitiba, mas no formato híbrido, permitindo a participação tanto virtual quanto presencial. Esse formato possibilitou que um maior número de interessados pudesse tirar suas dúvidas e se beneficiar das informações compartilhadas.

Durante a palestra, Chamecki discutiu detalhes relacionados às recentes mudanças na legislação previdenciária e esclareceu dúvidas comuns sobre aposentadoria especial. Questões como requisitos, cálculos de benefícios e impactos da reforma foram abordadas de maneira clara, visando orientar os participantes.

Para o advogado, o evento trouxe acessibilidade a um regramento complexo para aqueles que não são da área jurídica. “As regras para a aposentadoria por si só já são complexas. Quando ocorrem essas mudanças legislativas, principalmente essa da reforma da previdência, que começa a coexistir com diferentes regras aplicáveis em diferentes casos, fica quase impossível para o trabalhador comum se situar e entender qual é a sua posição, quando ele precisa se planejar, até quando ele precisa trabalhar para direcionar sua vida, sua moradia em função disso. E nós estamos à disposição para ajudar”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso do Sindipetro PR e SC com a informação e o apoio aos seus membros, proporcionando conhecimento necessário para lidar com questões previdenciárias importantes e que impactam diretamente suas vidas.

Ao ser questionado sobre o novo modelo híbrido de palestra, Chamecki destacou a importância de inovar para atingir o maior número de pessoas. “Esse modelo consegue alcançar muito mais pessoas, o presencial acaba limitando. Sabemos que existem outras bases, pessoas que estão em outras cidades ou que, por questões de trabalho, não podem estar aqui. Quanto mais pessoas a mensagem alcançar, mais eficaz é nossa conversa”, concluiu.

O Sindicato planeja continuar promovendo eventos formativos nesse formato, visando capacitar seus associados e fortalecer o vínculo entre a entidade e a categoria.

Confira as fotos do evento

Por Juce Lopes