Democracia

Debate inovador do Jornal Plural incluiu organizações da sociedade civil nas perguntas aos candidatos

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina e outras entidades da sociedade civil organizada participaram com perguntas aos candidatos à Prefeitura de Curitiba no debate promovido pelo Jornal Plural, na noite desta quinta-feira (12).

O evento aconteceu no auditório do campus de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, no Jardim Botânico e contou com a presença dos postulantes Andrea Caldas (Psol), Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU), que debateram temas como mobilidade urbana, habitação, pessoas em situação de rua e os efeitos das mudanças climáticas.

Os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Luciano Ducci (PSB) não compareceram ao debate e foram bastante criticados. Maria Victoria (PP) e Felipe Bombardelli (PCO) também faltaram, mas não foram lembrados pelos demais candidatos.

Com uma dinâmica diferente, o debate foi dividido em três blocos com perguntas temáticas feitas por representantes de sindicatos, da Escola Paranaense de Direito e da Agência Escola da UFPR. Em dois dos blocos, os candidatos tiveram a oportunidade de se questionarem entre si, em duplas, sobre temas livres.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina foi representado pelos diretores Cléverton Padilha, Elisangela Costa, Gisele Marina Protasiewy e Luciano Zanetti, que questionaram os candidatos sobre fomento à indústria e qualificação profissional, transição energética e crise climática, e mobilidade urbana e integração com a região metropolitana. Foram sorteados para responder as perguntas o ex-governador Roberto Requião (2x) e Ney Leprevost. Clique aqui para conferir!

Os diretores Cléverton Padilha, Gisele Marina Protasiewy, Elisangela Costa e Luciano Zanetti

O diretor Cléverton Padilha considerou o debate excelente. “O formato se mostrou adequado e nossa participação foi ótima. Acredito que, enquanto sindicato, devemos continuar neste sentido de estarmos inseridos no debate político. Isso mostra a força que a instituição sindical tem, desde patrocinar o evento, até dar oportunidade para o associado estar presente e participar diretamente deste grande evento democrático, que são as eleições municipais”, afirmou.

A diretora Gisele afirmou que o Jornal Plural está de parabéns e destacou alguns pontos do evento. “O convite a todos os candidatos à prefeitura de Curitiba trouxe a possibilidade a todos de falarem sobre seus programas, de forma igualitária. Outro ponto foram as perguntas aos candidatos feitas pela sociedade civil, o que traz os discursos para os temas de maior interesse da população de Curitiba, enriquecendo o debate e munindo os eleitores de informações decisivas para sua escolha. E por último vale destacar o comprometimento dos candidatos que aceitaram o convite, que realmente expuseram seus projetos de forma democrática e cordial, com discussões construtivas como um debate democrático deve ser”, ressaltou.

A diretora Gisele Marina Protasiewy faz sua pergunta ao candidato Roberto Requião.

Além do Sindipetro PR e SC, participaram do debate o Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba, pelo Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina e Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais de Curitiba. (SinFisco). O evento também teve o apoio da UFPR, da seccional paranaense Ordem dos Advogados do Brasil e da Agência Escola da UFPR. O mediador foi o jornalista Rogerio Galindo.